415 cidades brasileiras com população acima de 80 ml habitantes foram avaliadas
De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2022, feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), somente a cidade de Hortolândia ganhou posições comparado ao ano de 2021 entre os municípios da microrregião. No ano passado, Hortolândia ocupava o 69° lugar. Já este ano, a cidade subiu para 61°. Americana e Sumaré, no entanto, caíram degraus no ranking, que analisou 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes. Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste não constam no estudo feito pelo CLP, que analisa a capacidade competitiva das cidades.
No ranking deste ano, Americana ocupa o 57° lugar. Contudo, mesmo estando oito posições abaixo da colocação de 2021, o município tem a melhor colocação entre as três cidades da microrregião avaliadas.
Através do ranking é possível analisar as “Potências do Município”. No caso da cidade americanense, ela se destaca na qualidade da saúde e educação ocupando o 15° lugar e acesso à educação e segurança em 18°, segundo o levantamento. Comparado com 2021, a qualidade da saúde e segurança em Americana ganharam oito e seis posições, respectivamente.
A pesquisa também conta com os “Desafios dos Municípios”, que são os setores que as cidades têm as piores colocações no ranking. Americana é a 377ª cidade em questões de meio ambiente, 273ª na sustentabilidade fiscal e ocupa o 213° lugar na classificação de acesso à saúde.
Dentre os “Desafios do Município”, apenas em questões do meio ambiente a cidade apresentou evolução no ranking, ganhando cinco posições comparado com os dados de 2021. Já na sustentabilidade fiscal teve uma queda de 25 colocações e acesso à saúde são 15 posições abaixo em relação ao ano anterior.
Procurada, a Prefeitura de Americana informou que tem ações de política pública para conscientizar a população a respeito de questões sobre o meio ambiente. “A Secretaria de Meio Ambiente, através da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento trabalha de forma diária a Educação Ambiental da população alinhada aos 17 ODS através do projeto “Calendário Ambiental e Dicas Diárias”, explicou em nota.
Na área da saúde, o governo municipal reforçou a inauguração do Centro Oncológico e reformas nas Unidades Básicas de Saúde de pelo menos três bairros. E informou que há pretensão de que até 2023 a cobertura dos serviços de atenção básica de saúde atinja 50%.
Entre os municípios do Brasil, Hortolândia vem logo atrás de Americana, ocupando o 61° lugar. Segundo dados da pesquisa realizada pela CLP, em ranking com as cidades da região Sudeste, Americana encontra-se em 40° lugar, Hortolândia em 43° e em Sumaré 118°.