As crianças são mais sensíveis em caso de acidente com escorpião, o que pode levá-las a óbito. Para evitar que essa situação fatal aconteça, a Prefeitura de Hortolândia iniciou um projeto-piloto educacional sobre prevenção contra escorpiões para alunos da rede municipal de educação.
A ação começou com os 600 estudantes da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Celia Cabral Amaral, no Jardim Amanda, nesta quinta-feira (22).
O projeto é uma peça teatral interativa que ensina às crianças dicas e cuidados para impedir que escorpiões entrem nas suas casas. O espetáculo foi criado e encenado pelos agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde.
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Foram feitas quatro apresentações, sendo duas de manhã e duas no período da tarde.
Antes do início da apresentação, a UVZ montou um corredor de entrada para a quadra da escola, onde a peça foi encenada. No corredor foram reproduzidos locais de uma casa que podem servir de esconderijo para escorpiões.
Para dar maior realismo às situações mostradas, foram usados escorpiões empalhados com resina. O objetivo é realizar essa ação educacional na rede municipal de ensino. A UVZ planeja definir, junto com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, uma programação com mais apresentações em outras unidades escolares ainda neste ano.