Hortolândia continua com ações para reforçar a segurança no trânsito, e assim evitar acidentes. Uma medida importante implementada pela Prefeitura é a implantação de uma lombada eletrônica na Estrada Carlos Roberto Prataviera, no trecho em frente ao cemitério, na região do Jardim São Jorge. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o equipamento começa a funcionar na próxima terça-feira (29).
O diretor de projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa, explica que o equipamento foi colocado em razão da estrada ser uma das principais vias do município que apresenta diariamente grande tráfego de veículos. De acordo com dados da secretaria, passam pelo local, em média, 10.000 veículos, sendo 5.000 em cada um dos dois sentidos da estrada. Nos horários de pico, 7h e 17h, são, em média, 500 veículos/hora.
No entorno estão instaladas várias empresas grandes e o cemitério. A estrada é rota de acesso para as regiões do Jardim Nova Europa e Jardim Santiago, em Hortolândia, na divisa com Campinas e Sumaré.
“A lombada ajuda a reduzir e fiscalizar a velocidade dos veículos que transitam no trecho, cujo limite é de 50 km/h. Assim, com a implantação do equipamento, aumentamos a segurança viária no local”, destaca Barbosa.
O diretor ainda salienta que o equipamento foi colocado em função do aumento de acidentes registrados no trecho. Em 2023 foram dois acidentes, sem vítimas fatais. Já neste ano, são quatro acidentes, também sem vítimas fatais.
A lombada eletrônica consiste em sensores que são colocados sob o asfalto. Eles medem a velocidade dos veículos que passam pelo trecho. A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça que o limite de velocidade na estrada é de 50 km/h, informação que está sinalizada com placas aos motoristas. A estrada tem ainda instalado um radar. Ainda de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, há também lombadas eletrônicas instaladas em outras vias da cidade.
REDUÇÃO DO NÚMERO DE ACIDENTES
O diretor Ricardo Barbosa ressalta que graças às ações de segurança viária executadas pela Prefeitura, o município registrou queda de 60% no número de acidentes de trânsito registrados no período de 2017 a 2023. Em 2017 foram 1.265 acidentes. Já no ano passado foram 495.
As ações da Prefeitura também ajudaram a reduzir em 47% o número de acidentes fatais registrados no município durante o mesmo período. Em 2017 foram 19 acidentes fatais. Já em 2023 foram 10 acidentes fatais.
Dentre as ações de segurança no trânsito realizadas pela Prefeitura estão a implantação da nova Central de Monitoramento, instalação de semáforos inteligentes e campanha de conscientização Maio Amarelo. A Administração Municipal também executa ações constantes como educação no trânsito, reforço de sinalização e sinalização viárias e Operação Tapa-Buraco.