Veterinária diz que espaço visa melhora da saúde e bem-estar dos animais
A Prefeitura de Hortolândia vai inaugurar neste sábado (16), às 10h, o “ParCão”, um espaço para recreação exclusiva para cães, localizado na Rua Bolívia, 290, no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), no Jardim Santa Clara do Lago.
O espaço, delimitado com grades, conta com brinquedos e obstáculos para cães, como rampas e gangorras de madeira, e tubos de concreto. Os brinquedos foram confeccionados com materiais reaproveitáveis, tais como pallets e restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvore.
De acordo com Milena Martineli Watanuki Lima, veterinária do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a prática de atividades físicas também faz bem para a saúde dos cães.
“Cães precisam passear, sair do ambiente doméstico, principalmente se vivem em espaços pequenos, como apartamentos. Eles ficam entediados. Precisam gastar as energias. A prática de atividades físicas, são benéficas para a saúde deles e evitam problemas, como obesidade”, salienta Milena.
Milena explica que os cães também precisam socializar. “Eles gostam de ir a outros ambientes e sentir cheiros diferentes. Afinal, têm o olfato mais desenvolvido do que os humanos. Eles precisam interagir com outros cães e pessoas. Isso ajuda na sociabilização deles. Com isso, eles ficam mais felizes e evitam sofrer de problemas de stress”, destaca a veterinária.
Cuidados e regras
Mas antes de ir com seu pet até o ParCão, o tutor precisa tomar cuidados e seguir algumas regras. A entrada no espaço será permitida somente para animais saudáveis. Por isso, a veterinária reforça para que os tutores verifiquem se seus cães estão com as vacinas atualizadas.
Outro cuidado de saúde que os tutores devem estar atentos é verificar se seus pets já estão vermifugados. De acordo com a veterinária, os cães podem transmitir vermes por meio das fezes para outros cães e humanos. Por esse motivo, ela reforça a regra para que os tutores levem saquinhos plásticos para recolher as fezes de seus cães durante a permanência no espaço.
Para que o passeio não se transforme em transtorno, a veterinária lembra que, conforme lei estadual, os tutores de cães de maior porte devem circular em locais públicos com o uso de equipamentos de segurança, tais como coleira, focinheira, guia e peitoral.