
O recente aniversário de 32 anos de Hortolândia não veio somente com comemorações e festanças, mas também com transformações socioeconômicas, que resultaram em premiações e reconhecimentos importantes, e que levam o município a ser reconhecido como inteligente e sustentável.
Sendo destaque estadual, nacional e internacional, Hortolândia possui destaque em vários aspectos de melhorias e avanços para seus habitantes.
Analisando desempenho em setores como saúde, educação, segurança, economia, finanças e mobilidade urbana, a cidade ficou em 10º lugar na análise feita pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), que é formado por professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec-SP).
A classificação entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil no ranking de 2022 da Connected Smart Cities, elaborado pelas empresas Urban Systems e Necta, foi resultado dos investimentos em coleta e tratamento de esgoto, asfalto em 99% das ruas, iluminação pública de led que beira 100%, parques ambientais, e o sistema viário, que facilita o acesso entre os bairros e para outros a municípios.
Até 2024, a prefeitura planeja plantar 100 mil mudas de árvores, porém o trabalho feito já foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), junto da Fundação do Dia da Árvore (Arbor Day Foundation), no qual recebeu o título de Cidade Árvore do Mundo.
Os resultados alcançados satisfazem o prefeito Zezé Gomes, que explica “Quando planejamos a cidade, tivemos o cuidado de pensar 30 anos à frente. O tempo em que lutávamos por água, asfalto, coleta e tratamento de esgoto, segurança, saúde e educação nos deu conhecimento para que a cidade esteja com esse passo à frente hoje”, disse ele.