
A Ponte da Esperança (Ponte Estaiada), um dos cartões de Hortolândia sobre o ribeirão Jacuba, está com iluminação especial na cor verde para marcar o mês do Meio Ambiente.
A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica acionou a luz ornamental na noite da última quinta-feira (1º).
A Prefeitura promove o evento “Hortolândia +Verde” no parque socioambiental Lago da Fé Angelo Perugini, na próxima segunda-feira (5), às 9h. O evento, com várias atividades, também faz parte da conscientização ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho.
A data foi instituída nos anos 1970 pela ONU (Organização das Nações Unidas). A Administração realiza as ações em prol do meio ambiente e busca consolidar Hortolândia como município inteligente e sustentável.
Uma das ações foi a inauguração do espaço do Núcleo de Educação Ambiental dentro da Fazenda Gazzetta, atual sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia disponibilizou mais 80 contêineres azuis em três vias de grande movimento para a população fazer o descarte correto de resíduos e materiais recicláveis.
A ação integra o novo conceito de limpeza e zeladoria urbana implantada pela cidade em março deste ano. Outra ação que integra o novo conceito de limpeza e zeladoria urbana da prefeitura é a varrição mecanizada. Além disso, a cidade conta com 12 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) para descarte de resíduos e materiais descartáveis. A lista de PEVs está disponível no site da Prefeitura.
Para estimular o contato com a natureza, o convívio social e atividades de lazer, a Prefeitura inaugurou o parque socioambiental GM Alexandre Roberto Fernandes dos Reis, na rua Beatriz Allievi, próximo ao condomínio Green Park e a central do SAMU. Atualmente, Hortolândia tem nove parques socioambientais.