
A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, iniciou a ADL (Análise de Densidade Larvária), nesta segunda-feira (3).
O trabalho verifica a quantidade de larvas do mosquito que são encontradas em residências que são visitados pelos agentes do órgão.
Com base nessa contagem, a Prefeitura determina a necessidade de reforçar as ações ou adotar mais estratégias de combate ao mosquito e de enfrentamento às arboviroses no caso Dengue, Zika, Chikungunya, entre outras.
As visitas são aleatórias em todas as residências do município por meio de sorteio dos quarteirões a serem percorridos. Segundo o gerente do órgão, Ibraim Almeida, devem ser visitados em torno de 3.000 imóveis.
O trabalho é realizado da seguinte forma, os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas de Aedes aegypti. Em seguida são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar a listagem que mede a quantidade de larvas encontradas, chamadas Índice de Breteau.
A pesquisa dura aproximadamente 15 dias. A prefeitura orienta a população para ficarem atentas contra golpes, agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação de documentos pessoais. Eles apenas entram no imóvel para realizar a ADL (Análise de Densidade Larvária).
Além disso, os agentes são identificados com crachá e uniforme. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
O município registra neste ano 2.722 casos notificados de dengue, dos quais 629 positivos e nenhum óbito. Já de chikungunya foram 11 casos notificados, sendo que nenhum positivo e nenhum óbito. Neste ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de zika segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses(UVZ).
A prefeitura reforça que em caso algum munícipe apresente algum sintoma como dengue, chikungunya ou zika, procure imediatamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta.