Os pacientes de saúde mental de Hortolândia aprenderam sobre as emoções de um jeito divertido. Eles e suas famílias foram a uma matinê de cinema, com direito à pipoca, para assistir o filme “Divertida Mente 2”, nesta quinta-feira. A sessão foi realizada pela Prefeitura na sala Cine Teatro, inaugurada neste ano dentro da Escola de Artes Augusto Boal, órgão da Secretaria de Cultura que fica no Jardim Amanda.
A sessão fez parte da atividade Cine Debate, promovida pela Secretaria de Saúde. A ação foi para comemorar o Dia Internacional da Saúde Mental. Participaram da atividade 80 pessoas, dentre pacientes e seus parentes e familiares. Os pacientes são atendidos por cinco órgãos que atuam com saúde mental: CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool Drogas), CAPS-IJ (Centro de Atenção Psicossocial Infância e Juventude), CAPS Vida, CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini e Centro de Convivência Incluir (CCI), inaugurado em junho deste ano.
Após a exibição do filme, os pacientes e seus acompanhantes participaram de um debate sobre emoções, ministrado por profissionais que atuam nos órgãos de saúde mental da Prefeitura. “Foi uma tarde agradável de cinema, na qual o filme ‘Divertidamente 2’ foi visto e debatido. Todos tiveram a oportunidade de refletir sobre as emoções, seus efeitos e como lidar com elas na vida diária. Estabelecer parcerias com os demais equipamentos da rede fortalece o cuidado em saúde mental. Amplia as possibilidades para a construção de projetos terapêuticos mais enriquecedores, podendo contar com diversos pontos de atenção incluídos nos territórios do indivíduo atendido e maior leque de ofertas de serviços afins”, destaca a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes.