terça-feira, 7 abril 2026
MUDANÇAS NO 1º ESCALÃO

Zezé nomeia nova secretária de Governo no mesmo dia em que Cafu anuncia retorno à Prefeitura de Hortolândia

Mudanças atingem as pastas de Governo, Administração e Desenvolvimento Econômico e ocorrem no dia em que o vice-prefeito confirmou volta ao cargo
Por
Vagner Salustiano
Ieda Manzano atua na administração municipal hortolandense desde 2017. Foto: Alesp

O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), nomeou a advogada Ieda Manzano de Oliveira para o cargo de secretária municipal de Governo no mesmo dia em que o vice-prefeito Cafu Cesar (PSB) informou, em rede social, que “retorna às atividades inerentes ao cargo” na manhã desta quarta-feira (8). Ieda assume o posto mais importante entre os cargos de confiança da administração municipal em substituição ao servidor de carreira Gerson Ferreira.

Gerson Ferreira havia sido nomeado por Zezé Gomes em 14 de novembro de 2025, dois dias após a prisão de Cafu Cesar pela Polícia Federal na segunda fase da “Operação Coffee Break”. Até então, o próprio vice-prefeito acumulava também o comando da Secretaria de Governo.

Mudanças no secretariado
A Secretaria de Governo é responsável pela articulação entre as secretarias municipais e pelo acompanhamento das ações administrativas da Prefeitura. Ieda Manzano atua na administração municipal desde 2017 e, mais recentemente, ocupava o cargo de secretária de Administração e Gestão de Pessoal.

Para a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, o prefeito nomeou interinamente Hortência Ribeiro Nunes, que até então exercia a função de adjunta da pasta.

Troca no Desenvolvimento
Para acomodar Gerson Ferreira, o prefeito também alterou o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação. Saiu Dimas Corrêa Pádua, e entrou o próprio Gerson Ferreira.

A pasta é responsável por políticas públicas voltadas à geração de emprego, ao incentivo ao empreendedorismo e ao fortalecimento da economia local. Já Dimas Corrêa Pádua e o adjunto Rodrigo Roberto Teixeira de Oliveira passam a atuar como secretários especiais no gabinete do prefeito Zezé Gomes.

Montagem postada pelo vice-prefeito Cafu Cesar para anunciar seu retorno à Prefeitura. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Postagem confirma retorno
Conforme havia adiantado em vídeo publicado no dia 19 de março, o vice-prefeito Cafu Cesar vai retornar ao gabinete na Prefeitura de Hortolândia e à vida pública da cidade. Em publicação feita na noite de segunda-feira (6), ele informou que “retorna às atividades inerentes ao cargo na próxima quarta-feira, 08 de abril, às 9h30”.

Segundo o vice-prefeito, “o momento foi definido em comum acordo com o prefeito (Zezé Gomes), reafirmando os princípios que sempre marcaram” a atuação pública da dupla: “lealdade, companheirismo, unidade e compromisso com o povo de Hortolândia”.

Cafu Cesar também afirmou que o retorno ocorre “ao lado do prefeito”, indicando que ambos “seguem juntos, unidos por um mesmo projeto de transformação da cidade, com confiança, parceria e determinação para continuar avançando e honrando a missão recebida”.

O prefeito Zezé Gomes, no entanto, não havia feito publicação sobre o retorno de Cafu até o fechamento desta reportagem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também