Inaugurado em 20 de setembro de 2000 pelo então governador Mário Covas, o Hospital Estadual Sumaré “Dr Leandro Francheschini” completou 25 anos, no último sábado (20), com quase 1,4 milhão de consultas realizadas, 207 mil cirurgias e 58 mil partos, além de 418 mil atendimentos de urgência.
Estrutura
Hoje, são cerca de 260 leitos à disposição de usuários o SUS (Sistema Único de Saúde) e várias cidades da região, para procedimentos e exames eletivos de média e alta complexidade.

Para a atual direção da instituição, essa trajetória foi marcada até aqui por conquistas históricas, incluindo o título de melhor hospital público do Brasil em 2022 e a obtenção de importantes certificações nacionais e internacionais.
Desde sua inauguração, a unidade se destaca pela integração entre assistência, ensino e pesquisa, com um constante foco na inovação e na qualidade dos serviços prestados à população das cidades da região. Para comemorar a data, uma programação especial será divulgada internamente.

Conquistas recentes
Em 2023, o Hospital Estadual Sumaré Dr Leandro Franceschini garantiu, pela quarta vez, a manutenção da mais alta certificação internacional com a recertificação da Acreditação Canadense Qmentum Diamante.
Outra das conquistas recentes destacadas foi a renovação da parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), que seguirá como gestora do hospital por mais cinco anos no mínimo. O novo convênio assegura a continuidade de todas as atividades assistenciais, com custeio integral do Estado e manutenção das metas de qualidade já estabelecidas.

Usuários aprovam o atendimento
Usuários o “HES Sumaré”, como a instituição é mais conhecida na região, aprovam a qualidade, o atendimento e da infraestrutura oferecida ao público.
“O atendimento aqui é ótimo. Abaixo de Deus, eu só tenho que agradecer às pessoas que cuidaram de mim aqui. Eles têm muito cuidado com a gente, cuidam dia e noite, tudo certinho e na hora. Que Deus continue abençoando cada um deles por fazer um serviço tão bem feito. Hoje em dia, o que as pessoas precisam é disso, de amor ao próximo”, afirmou dona Darci Elias Pontes, idosa de Nova Odessa que recebia alta após um “grande susto”.

Diretor está lá desde o início…
O diretor superintendente do HES, Maurício Perroud, falou sobre a data e as realizações e conquistas da instituição até aqui. “Estou aqui desde o primeiro dia, estava de plantão no dia da inauguração. O hospital começou com 7 médicos e 10 leitos e foi sendo aberto aos poucos, ao longo de um ano, até funcionar plenamente. O que me cativou na época foi a proposta de provar que saúde pública pode ser feita com qualidade e eficiência. E a gente obteve e vem mantendo essas certificações no nível máximo, então realmente fizemos história na saúde”, completou o médico.
Números expressivos
Ao longo destes 25 anos, o Hospital Estadual Sumaré acumula números expressivos. Foram 1.386.431 consultas ambulatoriais, 418.295 atendimentos de urgência, 207.880 mil cirurgias realizadas, inclusive durante a pandemia, e 58.975 partos, sendo, a maioria, partos naturais.
Além disso, a unidade já recebeu mais de 3 mil alunos de graduação e internato de cursos como Medicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia da Unicamp de outras instituições, reforçando seu caráter formador.





