Um idoso de 70 anos morreu na tarde deste domingo (9) após sofrer um acidente de parapente no Morro Azul, ponto turístico e de voo livre localizado em Limeira. A vítima foi identificada como Elgino Viana das Neves, morador de Campinas.
Mudança de vento e perda de controle
De acordo com informações apuradas, Elgino chegou ao local pela manhã para realizar um voo nas proximidades das torres de antena, área bastante utilizada por praticantes do esporte. Logo após a decolagem, ele teria enfrentado uma mudança repentina nas correntes de vento, o que provocou o embaraço das linhas do parapente.
Sem conseguir retomar o controle do equipamento, o idoso, que estava a cerca de 10 metros de altura, foi arremessado contra a encosta da montanha. No impacto, sofreu um traumatismo craniano grave, possivelmente ao bater a cabeça em uma pedra.

Resgate e atendimento médico
Equipes do helicóptero Águia da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionadas para o resgate. A vítima foi entubada ainda no local e encaminhada à Santa Casa de Limeira, mas não resistiu aos ferimentos.
Investigação
Segundo pessoas próximas, o idoso era experiente na prática do parapente e utilizava equipamentos próprios, que passarão por perícia técnica. A Polícia Militar registrou a ocorrência no Plantão Policial de Limeira, e as causas do acidente serão investigadas.





