terça-feira, 16 abril 2024

Igreja autoriza missa a partir do dia 22 em Americana

As missas com a presença de fiéis em Americana voltarão a partir do dia 22 de agosto, o sábado da próxima semana, conforme definidos pelos padres das igrejas católicas do município em videoconferência na noite desta quarta-feira (12). 

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), anunciou na segunda (10) que estão liberadas atividades religiosas como missas e cultos na cidade. As igrejas poderão funcionar com 40% da capacidade, com assentos marcados, distanciamento entre os fiéis, uso de máscaras, seis horas diárias e aferição de temperatura na entrada, além de disponibilização de álcool gel. 

O padre Johnny Artur dos Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Antônio Zanaga, encaminhou à reportagem nota da Forania Santo Antônio de Pádua, informando a decisão. 

“Nós, padres de Americana, após muita reflexão, partilha e compreensão, em comunhão com nosso bispo diocesano, Dom José Roberto Fortes Palau, anunciamos que a partir do dia 22 de agosto para as celebrações vespertinas que já compreendem o domingo, as paróquias que desejarem poderão acolher os fiéis para participarem das missas. Cabe a cada fiel entrar em contato com sua respectiva paróquia para se inteirar da forma de participação. Cada pároquia tem a liberdade de abrir na referida data ou postergar a reabertura. Recordemos que há muitos padres no grupo de risco e paróquias com grande porcentagem de fiéis no grupo de risco”, informa a nota. 

Em caso de aumento dos casos e colapso do sistema público de saúde, “iremos suspender as missas com participação dos fiéis”. 

A nota segue pedindo aos fiéis “paciência, compreensão e que colaborem conosco para que todas as exigências sanitárias possam ser cumpridas; aos que pertencem ao grupo de risco, e por conta disso, permanecerão se resguardando em suas casas, comunicamos que as transmissões das santas missas continuarão”. 

“Que Santo Antônio, patrono desta cidade, afugente a peste que tanto nos assola e assim possamos retornar a paz e a tranquilidade”, encerra a nota. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também