terça-feira, 26 novembro 2024

Incêndio destrói parte da EMS em Hortolândia

Uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, a EMS medicamentos, em Hortolândia, foi parcialmente destruída na manhã deste sábado por um incêndio de grandes proporções. O fogo, de origem ainda desconhecida, tomou o almoxarifado da empresa, instalado à margem da Rodovia SP-101 (Jornalista Francisco Aguirre Proença), numa das principais vias de acesso a Hortolândia. Não há registro de vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Casas em pelo menos quatro bairros nas imediações da indústria tiveram de ser evacuadas às pressas. O fogo só foi controlado por volta das 15h30 desta tarde, após luta dos bombeiros para conter as chamas. Uma imensa coluna de fumaça que subiu do incêndio pôde ser avistada de todas as cidades da região.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou pouco depois das 11h. No momento, aproximadamente 80 pessoas trabalhavam no turno matutino e, além deles, crianças e familiares de funcionários também realizavam uma visita às instalações da empresa.

O almoxarifado, reservado para embalagens dos remédios, foi o ponto onde começou o incêndio, o que ativou o sistema de segurança da empresa e provocou a imediata evacuação das pessoas. O sistema funcionou corretamente.

A área de produção foi imediatamente isolada, o que não impediu a propagação do incêndio, cuja fumaça é tóxica.

Por precaução, residências no Jardim Maria de Lourdes, Santa Clara 1 e 2 e Jardim Mirante foram evacuadas. A Avenida da Emancipação, uma das principais vias de acesso a Hortolândia, também precisou ser interditada. Centenas de moradores e curiosos se aglomeraram na frente da empresa durante o incêndio.

Diante do fogo alastrado em boa parte do edifício, guarnições do Corpo de Bombeiros de Campinas, Sumaré, Monte Mor e Hortolândia foram acionados para ajudar no combate ao incêndio.

EMPRESA TINHA SEGURO
Via assessoria de imprensa, a direção da EMS confirmou no início da tarde que o incêndio atingiu a área do almoxarifado. De acordo com a empresa, a brigada de emergência funcionou imediatamente, evacuando todos os espaços onde havia colaboradores e não houve feridos. As causas estão sendo investigadas, de acordo com a empresa, que confirmou possuir seguro (de valor não revelado).

A EMS foi a primeira empresa a produzir e a comercializar genéricos para o consumidor brasileiro, em 2000. Nascida da pequena Farmácia Santa Catarina, a indústria que hoje possui mais de 5 mil colaboradores em todo Brasil foi fundada por Emiliano Sanchez, em 1964, e teve a primeira fábrica instalada em São Bernardo do Campo (SP).

A implantação do complexo industrial de Hortolândia foi em 1999, onde hoje estão localizados o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, inaugurado em 2002, um dos maiores e mais modernos da América Latina.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também