sábado, 7 setembro 2024

Indústria cresce na geração de emprego

Crescimento mensal da área de Americana foi o sexto maior do Estado  

INDÚSTRIA | Empregos industriais na região de Americana somam 38.202 vagas (Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil)

A Diretoria Regional de Americana do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou nesta terça- -feira (30) que o setor da indústria registrou saldo positivo de 401 vagas formais no mês de julho na Região de Americana, que abrange também as cidades de Nova Odessa e Cosmópolis.

O levantamento foi realizado pela Ciesp e pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O resultado de julho representa avanço de 1,06% em relação a junho. Foi o sexto maior crescimento mensal observado em todo o Estado de São Paulo. A Região de Americana ficou atrás de São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, Botucatu, Osasco/ Castelo e Piracicaba.

O estoque de empregos industriais na região de Americana é de 38.202 vagas. Rafael Cervone, presidente do Ciesp, salientou que “os números demonstram a importância da indústria para a geração de empregos”. 

“Fica claro, na cidade e região, porque o Brasil precisa de uma política industrial de longo prazo, subsidiada pelo fomento da pesquisa e da ciência e que proporcione linhas especiais de crédito, incentivos à produção e regime tributário indutor de investimentos. Um projeto de país, não de governo”, enfatiza Cervone.

Em Americana, o setor representa cerca de 32% dos empregos formais e paga o maior salário médio dentre todos os ramos de atividade, segundo estatísticas da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Segundo Rafael Cervone, existe a necessidade de diminuir os entraves burocráticos e estimular os segmentos, principalmente o setor da indústria.

“É necessário reduzir barreiras burocráticas e estimular segmentos nos quais o País apresenta vantagens competitivas. O avanço do parque fabril também deve ser focado na manufatura avançada, tecnologia de ponta e ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa)”, comentou o presidente da Ciesp.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também