
O prazo para se inscrever na 8ª edição do programa Mãe Americanense, realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai até o próximo sábado (5). O objetivo da ação é dar suporte às gestantes em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos entre a mãe e o bebê e a rede de apoio. As inscrições devem ser feitas pelo banner na página inicial do site da Prefeitura ou nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social). As atividades ocorrerão entre abril e junho.
Durante a realização do programa, as gestantes têm a oportunidade de participar de diversas ações e dinâmicas, recebendo orientações sobre saúde, gestação, aleitamento materno, planejamento familiar e desenvolvimento humano. Ao final dos encontros, elas recebem gratuitamente kits de enxoval compostos de carrinhos de bebê, banheira, bolsa maternidade, roupas, fraldas, produtos de higiene, entre outros itens.
Podem participar gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único.
“As participantes do programa Mãe Americanense têm o suporte de profissionais e da rede de apoio para que possam se preparar durante a gestação, recebendo orientações sobre saúde e cuidados com o bebê. São realizados seis encontros, a cada 15 dias, promovendo ações integradas de Assistência Social que reforçam os vínculos e a capacidade protetiva das famílias com relação aos filhos”, reforça a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.
A 7ª edição do programa está com as atividades na reta final e conta com a participação de 36 gestantes, responsáveis por 38 bebês.
O Mãe Americanense, lançado em junho de 2023 pelo prefeito Chico Sardelli, é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, CRASs e entidades parceiras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A atividade é mantida com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.