O Governo de São Paulo abriu concurso público para a contratação de 2,7 mil novos soldados para a Polícia Militar. O edital do processo seletivo foi publicado na última quinta-feira (21) no Diário Oficial do Estado. As provas são de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. O prazo para inscrições terminam em 22 de dezembro.
Para participar do concurso, os candidatos precisam ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.852,21.
Segundo o edital, 51 municípios estarão disponíveis para a realização das provas, sendo 37 no estado de São Paulo e 14 em outras regiões do país.
Na região, Campinas e Piracicaba terão locais realização do exame.
As provas de conhecimentos estão previstas para o dia 16 de fevereiro de 2025, no período da tarde. A taxa de inscrição será de R$ 85 e pode ser paga até o 1º dia útil subsequente ao término do período de inscrições (23 de dezembro). O processo de seleção é composto de cinco fases, sendo elas: exame de conhecimentos; exame de aptidão física; exame psicológico; avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade; e análise de documentos.
Após a inscrição, os candidatos devem acompanhar a publicação da convocação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo também consultar as informações no site da FGV.
A íntegra do edital está disponível no caderno Executivo, na seção de Concursos Públicos do Diário Oficial do Estado.
Atualmente, a Polícia Militar possui 4,8 mil soldados de 2ª classe e 647 alunos oficiais em formação. Além disso, 2,4 mil policiais, incluindo 101 tenentes do quadro de saúde, já foram formados.