Estão abertas até o dia 6 de junho as inscrições para o processo seletivo da Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo (Fatec) de Americana. O valor da taxa de inscrição é R$ 50 e todo o processo é realizado online e deve ser realizado até às 15h da data limite.
Diretor da Fatec de Americana, Wladimir Costa explica que existem duas formas de ingresso na Fatec. A primeira, destinada aos alunos que estão concluindo o ensino médio na rede pública, é por meio do Provão Paulista, cujo processo é semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A segunda forma é por meio do vestibular tradicional.
“O curso de tecnólogo é mais prático, ele está desenhado e estruturado para atender às reais demandas do mercado de trabalho. É um curso mais compacto, de três anos, mas é uma graduação normal, com o mesmo peso que o bacharelado”, explica o diretor da Fatec de Americana, Wladimir Costa.

O curso mais procurado durante a última edição do processo seletivo, via Provão Paulista, foi Análise e Desenvolvimento de Sistemas. De acordo com Costa, os cursos com maior facilidade de empregabilidade são os voltados para a área de tecnologia da informação.
“Nós temos três cursos dessa área aqui na unidade de Americana: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação e Jogos Digitais. Os outros cursos, como Gestão Empresarial, Logística, Produção Têxtil e o novo Design de Moda, também apresentam bons índices de empregabilidade.”

O índice de empregabilidade dos alunos da Fatec é de 90%. Os cursos de Tecnologia da Informação formam alunos para um mercado que não para de crescer. Um bom exemplo é a crescente demanda por profissionais que dominem a inteligência artificial.
A Fatec tem parceria com a IBM, o Google e diversas empresas que, conforme a demanda de mão de obra, solicitam à Fatec alunos especializados. E, quando se trata de uma formação específica que não está presente nos cursos tradicionais da faculdade, a unidade desenvolve cursos de extensão para atender a demandas pontuais.
O corpo docente da instituição é composto por professores concursados, em sua maioria com mestrado ou doutorado. Muitos desses mestres e doutores são atuantes no mercado de trabalho.