O índice de isolamento de domingo despencou e foi o pior desde o início da quarentena na região após o avanço à fase amarela, neste sábado (8). A queda se deu em todo o estado, que teve outras oito regiões indo à fase amarela, que permite reabertura de academias, barbearias, salões de beleza, bares e restaurantes, e o aumento de 4 para 6 horas diárias do comércio e de 20% para 40% da capacidade.
As quatro cidades da região (Nova Odessa não faz parte do levantamento) tiveram queda de pelo menos dois pontos percentuais em relação ao domingo anterior, conforme divulgado segunda-feira (10) pelo Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo, que atualiza diariamente o índice de adesão ao isolamento social no Estado.
Americana, que registrou 48% de índice de isolamento nos nove domingos anteriores, registrou neste domingo de Dia dos Pais 44%, seu pior índice de domingo desde o início da quarentena. A queda de quatro pontos percentuais comparando os dois domingos foi a maior da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e uma das maiores do estado.
Hortolândia, que tinha registrado, respectivamente, nos quatro domingos anteriores, 47%, 45%, 44% e 44%, foi para 42% neste domingo, seu pior índice. Santa Bárbara, que vinha de 46% nos últimos seis domingos, caiu para 43% neste Dia dos Pais, a pior marca. Sumaré, que oscilou entre 48% e 47% nos últimos domingos, caiu três pontos e registrou 44% pela primeira vez em um domingo.
Na RMC, Campinas caiu de 50% para 47% de um domingo para o outro. Itatiba foi de 46% para 43%, Indaiatuba de 52% para 49%, Paulínia de 51% para 48%, Valinhos de 51% para 49% e Vinhedo de 49% para 48%.
Na vizinhança da região de Americana, Limeira caiu de 50% para 44% do domingo passado para este e Piracicaba, de 47% para 43%.
O índice também caiu três pontos percentuais na Capital e no Estado, em ambos registrando 51% no domingo passado (2) e 48% neste domingo (9).