Um jacaré de mais de 1,70m, que teria fugido do Parque Ecológico, está solto em Americana (ou região). O réptil, que teria aproximadamente três anos de idade, surpreendeu quem passava pela Avenida Brasil na última quarta-feira à noite, ao aparecer caminhando às margens do córrego do Parque.
O animal sumiu rapidamente, reapareceu ontem pela manhã nas imediações, de acordo com o diretor do Parque Ecológico Cid Almeida Franco, João Carlos Tancredi. Equipes da do Parque Ecológico tentaram capturá-lo, mas o jacaré se escondeu novamente entre a vegetação do córrego e não foi mais encontrado até o fechamento desta edição.
Um jacaré está “sumido” do Parque Ecológico desde 2015, quando houve o nascimento de novos filhotes. De acordo com a Administração Municipal, um deles pode ter escapado pelas telas de proteção do recinto, quando ainda era pequeno.
“O recinto dos jacarés está em ordem. O que a gente aprendeu é que, se tiver filhote, tem que tirar ele de lá”, afirmou Tancredi. Só será possível confirmar se o animal pertence ao parque se ele for capturado e a leitura do chip instalado sob a pele do réptil indicar ser o mesmo jacaré.
O animal no córrego do Parque vem sendo monitorado pela Administração Municipal há oito meses, desde os primeiros relatos de sua presença, feitos por pescadores.
“Por conta do mato e da profundidade do córrego, dificulta a captura dele enquanto está dentro d’água. Foi uma grande oportunidade que perdemos, porque não fomos acionados, sendo que temos equipe preparada e materiais necessários para resgatar jacarés”, disse Tancredi.
A orientação é de que os cidadãos não cheguem perto do jacaré, nem tentem acuá-lo ou espantá-lo. O Parque Ecológico segue acompanhando e monitorando o caso e solicita que quem avistar o animal deve entrar em contato com o Parque, pelo telefone 3406-2075.