
Realizado no ultimo domingo (12), em São Paulo, o Prêmio Band Cidades Excelentes divulgou as cidades do estado de São Paulo que ganharam nas sete categorias da premiação. Cada categoria é divida em três grupos, os de até 30 mil habitantes, de 30 mil a 100 mil habitantes e o de mais de 100 mil habitantes.
Concorrendo no grupo de municípios com população de 30 mil a 100 mil habitantes, Jaguariúna foi vencedora da categoria principal da noite, a IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), e na categoria Educação.
A categoria de IGMA mede o nível de excelência das cidades brasileiras em promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano em seus seis pilares estruturais – também categorias da premiação –: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

O Índice utiliza dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conceitos de big data, além de reunir as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do País e projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.
Na categoria de IGMA, Jaguariúna obteve nota de 74,39 de 100 estando na porcentagem de Cidade Desenvolvida do índice. Em educação, Jaguariúna recebeu 80,85 de 100 estando em Cidade Excelente. Além de vencer nessas categorias, a cidade também se destaca em Infraestrutura e Mobilidade Urbana levando 2º lugar e em Saúde e Bem-estar em 3º lugar.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis (MDB) esteve no evento da premiação e recebeu os prêmios como representante do Município.
“É o reconhecimento de todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo dos anos, nos dedicando dia e noite para melhorar a vida do cidadão. Quando a gente ganha o prêmio máximo, é uma condecoração que premia todo o trabalho de uma equipe e de uma gestão eficiente”, comemorou o prefeito Gustavo Reis.
“É uma honra poder receber esses prêmios em nome de todos os servidores públicos que nos ajudaram nessa conquista”, completou o prefeito, que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
A premiação é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila com objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar as boas praticas de gestão e transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhor a prestação de serviços a população.