
Adolescentes atendidos pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente ( Fundação Casa) realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens em Medida Socioeducativa (Enem PPL) nos dias 10 e 11 de dezembro. Ao todo 238 internos participarão do exame.
As provas acontecerão nas unidades socioeducativas e serão compostas por uma redação e quatro exames objetivos, cada um contendo 45 questões de múltipla escolha. Na terça-feira (10), os participantes responderão às questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de elaborarem a redação, com tempo total de cinco horas e meia. Já na quarta-feira (11), será a vez das áreas de ciências da natureza e matemática, com uma duração de cinco horas. O exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A participação no Enem PPL possibilita o acesso ao ensino superior, permitindo que os adolescentes concorram a vagas em universidades públicas ou instituições privadas por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).
“A educação é um dos pilares essenciais do trabalho socioeducativo. O Enem representa uma oportunidade de novas perspectivas, promovendo a inserção social e profissional desses jovens”, afirmou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Os adolescentes que realizarão o exame estão distribuídos por 34 unidades do estado. Na região, oito pessoas farão as provas, sendo quatro em Campinas e outras quatro em Limeira.