quarta-feira, 16 julho 2025
MEIO AMBIENTE

Lagoa do Parque Araçariguama passa por desassoreamento em Santa Bárbara

Com o serviço, a lagoa armazenará maior volume de água – que pode ser captado para o abastecimento da cidade em momentos críticos
Por
Felipe Gomes

Os serviços de desassoreamento da lagoa do Parque Araçariguama, em Santa Bárbara d’Oeste, foram iniciados nesta semana. A intervenção consiste na retirada de sedimentos acumulados no leito da lagoa, incluindo materiais oriundos do processo de lavagem de filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada na Vila Aparecida. A ação está sendo executada por equipes da administração municipal e do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

Com a remoção dos resíduos, a lagoa terá sua profundidade e capacidade de armazenamento de água ampliadas, permitindo que esse recurso possa ser utilizado para abastecimento da cidade em momentos de maior escassez. O procedimento é considerado fundamental do ponto de vista ambiental, ecológico e para a qualidade de vida da população.

O desassoreamento é um processo técnico que remove sedimentos como areia, lodo e outros materiais acumulados no fundo de rios, lagos e corpos d’água. Essa limpeza tem como principal objetivo restaurar a profundidade original e melhorar o fluxo hídrico, combatendo o assoreamento que prejudica a função natural desses ambientes.

A realização da obra tornou-se viável após a entrada em funcionamento, no ano passado, da nova Estação de Tratamento de Lodo da ETA 2. Com a estrutura em operação, não há mais descarte de resíduos da lavagem dos tanques diretamente na lagoa, o que possibilitou a execução do desassoreamento sem impacto adicional ao ecossistema local.

A movimentação das máquinas e equipes já é visível para quem transita pela Rua 21 de Abril e pela Avenida Corifeu de Azevedo Marques, próximas do parque. A ação está sendo acompanhada por diversos setores da Prefeitura e pelo DAE, com atenção especial à fauna aquática presente no local, incluindo peixes e outras espécies que habitam a lagoa do Parque Araçariguama.

Com o desassoreamento, a lagoa armazenará maior volume de água – que pode ser captado para o abastecimento da cidade em momentos críticos Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Bárbara
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também