
A onça-pintada Luna morreu aos 25 anos, na manhã deste domingo (15), no Zoológico Municipal de Limeira. Segundo as informações divulgadas, a morte ocorreu por causas naturais e o animal foi encontrado pelo médico-veterinário do Zoo, Glauber Luiz Puzone, por volta das 7h50, durante a rotina de monitoramento diário.
Resgate e trajetória no Zoo
Luna foi resgatada em 2002, em Manaus (AM), após denúncia de tráfico de animais silvestres, e seria levada para fora do país. Após o resgate, o Ibama encaminhou a onça para o Zoológico de Limeira, onde passou a viver sob acompanhamento técnico permanente.
Considerando a estimativa de dois anos de idade na época do resgate e a chegada ao Zoo em 27 de abril de 2002, Luna alcançou aproximadamente 25 anos, acima da expectativa de vida da espécie na natureza, citada como entre 15 e 16 anos. De acordo com especialistas em fauna silvestre mencionados no material, ela figurava entre os indivíduos mais longevos da espécie no país.
Cuidados na fase senil
Ao longo dos anos, a onça recebeu acompanhamento contínuo de veterinários, biólogos e tratadores, com protocolos específicos para a fase senil, além de dieta balanceada e enriquecimento ambiental. A alimentação era descrita como estritamente carnívora, com ingestão média de 2 quilos por dia, incluindo carnes de frango, pernil suíno, coração bovino e cortes de carne vermelha, conforme as necessidades nutricionais da espécie.
Em 30 de abril de 2025, os 25 anos de Luna foram celebrados com atividades de enriquecimento ambiental, com estímulos sensoriais e desafios voltados a comportamentos naturais. O prefeito Murilo Félix (Podemos) lamentou a morte e declarou: “Luna encantou gerações e marcou a história de Limeira. Mais do que um animal, ela se tornou símbolo de cuidado e respeito à vida. Manifesto meu agradecimento a todos os profissionais do Zoológico que, ao longo desses anos, dedicaram trabalho, amor e excelência para garantir que ela envelhecesse com dignidade”.
A secretária de Proteção Animal, Juliana Kopcznynski, também se manifestou. “Hoje o dia amanheceu mais triste. Luna permanecerá viva na memória de todos que acompanharam sua trajetória. Meu profundo reconhecimento aos veterinários, biólogos, equipe da cozinha, da limpeza, aos tratadores, em especial aos de grandes felinos, Sr. Hirai e Adriano, que fizeram da conservação uma missão diária, assegurando bem-estar, tranquilidade e respeito até seus últimos dias”, afirmou.

Convivência com o filho Negão
Luna vivia com o filho Negão, de 18 anos, nascido no Zoológico de Limeira em 8 de outubro de 2007, fruto do acasalamento com um macho de pelagem preta. Segundo o material, Negão tem coloração predominantemente preta e a convivência entre os dois era descrita como estável, com interação social compatível com a espécie.





