O prefeito de Limeira, Murilo Félix (Podemos), determinou a criação de uma comissão formada por membros da sociedade civil para analisar as finanças municipais. A medida foi publicada, por meio de decreto, na edição do último sábado (11) do Jornal Oficial de Limeira.
De acordo com o decreto, a comissão deve avaliar o estado geral das contas públicas com base em relatórios e dados fornecidos pela administração. Félix justifica a criação do grupo como forma de promover maior transparência e controle social.
“Esta é mais uma ação para fortalecer a transparência e garantir que a população acompanhe de perto a gestão das finanças municipais. A comissão terá um papel fundamental ao sugerir medidas para melhorar a gestão financeira e aumentar a eficiência dos gastos públicos”, destacou.
Na última quinta-feira (9), Félix decretou estado de emergência financeira em Limeira. De acordo com o prefeito, as dívidas do município somariam quase R$ 530 milhões.
Na sexta-feira (10), o presidente da Câmara de Limeira, Everton Ferreira (PSD) rebateu, em entrevista coletiva, as informações sobre a saúde financeira do município. O presidente da Câmara afirmou que mais de R$420 milhões do valor apontado pelo prefeito são de despesas de capital, ou seja, investimentos em obras, a serem pagos por 10 anos.
A comissão, anunciada no sábado, será presidida por Rogério Delmondi e contará com a participação de membros da sociedade civil de diversos segmentos, além de observadores do Poder Legislativo, incluindo os vereadores Wagner de Souza Rodrigues Costa (Progressistas), Mara Isa Mattos Silveira (PL) e Guilherme Guido (PL).
De acordo com o Executivo, todos os integrantes da comissão atuarão de forma voluntária, sem remuneração pelos trabalhos realizados. As reuniões devem ocorrer quinzenalmente no gabinete do prefeito, e o grupo terá como uma de suas principais funções sugerir ações imprescindíveis e definir as prioridades de gastos e investimentos para o 1º semestre de 2025.
A comissão também tem a atribuição de indicar medidas de contenção de despesas e melhorias para a eficiência na gestão financeira. Os trabalhos tem previsão de duração de 60 dias.