
A doença de Alzheimer fez 886 novas vítimas em Limeira em 15 meses. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte da resposta a um requerimento do vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB). As informações foram encaminhadas ao gabinete parlamentar em abril deste ano.
“O dado é impressionante e comprova o alerta que estamos fazendo desde a criação da Lei do Alzheimer. A população está envelhecendo e consequentemente os números da demência estão em disparada”, analisa Rossi, cujo a especialidade é geriatria.
Palestrante e idealizador de quatro seminários sobre o tema, Dr. Marcelo considerou que as informações obtidas por meio do seu requerimento reforçam a importância da conscientização sobre a Doença de Alzheimer, da prevenção e do diagnóstico precoce. “São os três pilares para o controle de uma doença que não tem cura, mas tem meios de prevenção, de controle dos avanços e de promoção da qualidade de vida para os pacientes e familiares”.
Políticas públicas
O parlamentar ponderou que, apesar do número preocupante, Limeira pode se tornar referência em política pública para envelhecimento, ao se referir à retomada das obras do Centro de Referência do Idoso, aos estudos para a criação do Centro de Atenção e Prevenção da Doença de Alzheimer (Capaz), entre outras iniciativas voltadas aos cuidados com a doença.
“Estamos trabalhando em várias frentes porque, definitivamente, a Doença de Alzheimer é um desafio de todos nós, impactando não somente o paciente, mas toda a sociedade. Hoje ou amanhã, todos nós, indiretamente ou diretamente, estamos envolvidos com esse tema.”
O relatório enviado pela Prefeitura ao vereador é referente ao período de janeiro de 2024 a março de 2025 e foi elaborado por meio dos dados do Sistema Integrado de Saúde. No documento consta o fluxo de atendimento, bem como a estrutura disponível no serviço público atualmente.