Em alusão ao “Agosto Dourado” – mês dedicado à intensificação das ações voltada ao aleitamento materno – um grupo de voluntárias programou para amanhã (18), o “1º Mamaço” em Santa Bárbara d’Oeste. O evento, marcado para 9h na Estação Cultural da Fundação Romi, visa conscientizar sobre a importância do leite materno para o bebê e os benefícios da amamentação para a saúde da mulher.
A expressão “mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e que depois originou, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”. Já no Brasil iniciou-se em 2012, na Semana Mundial de Aleitamento Materno.
“Em nosso município a ‘Hora do Mamaço’ está sendo organizada por um grupo de pessoas voluntárias e independentes que se sensibilizam pelo ato de amamentar e consideram o tema de extrema importância”, conta a Assistente Social, Jaqueline Priscila Gonçalves Domezi.
Há regras para inscrever a cidade que participará, conforme consta na página oficial do evento. O local escolhido para abrigar a proposta deve ser público e turístico; é um evento sem fins lucrativos e com intuito social de levar informações e chamar atenção para o aleitamento materno à sociedade, portanto, é importante também que não seja ligado a partidos e/ou políticos do local. “Santa Bárbara está no calendário do evento nacional, somos a 46ª cidade a cadastrar a realização da ação. Fica o convite para as pessoas que queiram participar”, finaliza Jaqueline.
A Estação Cultural fica na Av. Tiradentes, 2, no Centro.