quarta-feira, 5 fevereiro 2025

Marcos Bernardelli é eleito presidente da Câmara de Campinas

O vereador Marcos Bernardelli (PSDB) é o novo presidente da Câmara Municipal de Campinas. Ele foi eleito neste sábado (29) com 18 votos e deverá suceder o atual presidente, Rafa Zimbaldi (PSB), a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

Zimbaldi prorrogou até onde pode a eleição (amanhã (30) seria o último dia, conforme previsto na Lei Orgância) na expectativa de que houvesse um consenso entre os parlamentares, visto que inicialmente cinco vereadores estavam disputando o cargo – além de Bernardelli, Gilberto Vermelho (PSDB), Luiz Henrique Cirilo (PSDB), Mariana Conti (PSOL) e Nelson Hossri (Podemos).

Articulações até um pouco antes da votação garantiram a vitória de Bernardelli. Apesar de não ter sido atingido um consenso, Cirilo optou por abrir mão da candidatura em apoio ao novo presidente da casa.

Nelson Hossri e Mariana Conti anunciaram antes do início da votação que retiraram a candidatura. O vereador Vermelho não angariou votos pela sua candidatura. Ele se retirou do plenário, assim como seus apoiadores, sem votar. Já Edson Ribeiro votou em si mesmo.

MOMENTO COMPLICADO
Apesar de a eleição de Bernardelli ser uma vitória do governo Jonas Donizette (PSB), que mantém a sua base, o vereador do PSDB assume em um momento complicado para a administração municipal.

Ele terá que levar adiante a CP (Comissão Processante) que investiga supostas irregularidades de Donizette no caso de desvios de recursos da área da Saúde, especificamente no Hospital Ouro Verde, durante a gestão da OS (Organização Social) Vitale, e que pode cassar o mandato do prefeito.

No dia 24 de dezembro, os vereadores resolveram manter a investigação e dar andamento na CP que é presidida por Cirilo. O próximo passo agora é a convocação de depoimentos, entre eles o de Donizette, que foi marcado para 31 de janeiro, às 14h.

As denúncias de desvios, que já chegam a R$ 7 milhões, são alvo da Operação Ouro Verde, que já prendeu empresários da região, os donos da Vitale e secretários diretos de Donizette, como Anésio Corat Júnior, ex-secretário da Saúde (preso na 2ª fase da ação); e Sílvio Bernardin, ex-secretário de Assuntos Jurídico s (detido na 3ª).

NOVO PRESIDENTE
Nascido em Vargem Grande do Sul (SP), Bernardelli é advogado e iniciou suas atividades na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Campinas. Foi diretor, secretário geral e presidente da entidade entre 1986 e 1997. Em 2016, se reelegeu para a Legislatura 2017-2020 com 5.044 votos.  Nos últimos dois anos atuou como líder de governo na Câmara.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também