O secretário de Planejamento de Americana, Angelo Sérgio Marton, lançou na tarde de ontem o programa “Invista Americana”, cujo objetivo é divulgar a cidade para empreendedores e, consequentemente, atrair investimentos e empresas para Americana. O lançamento contou com uma revista, um folder e um vídeo com informações sobre a cidade.
Participaram do lançamento o empresário Denni Hager e o diretor do Grupo Vicunha, José Rinaldo De Maria. O prefeito Omar Najar (MDB), que iria participar da coletiva, teve um imprevisto e fez uma participação por vídeo.
“Agradeço a iniciativa, é muito importante a parceria com o poder público. O município está aberto a novas empresas. Vamos em frente, o momento é difícil, mas vamos sair dessa, muito obrigado”, disse Omar.
O material impresso e o vídeo institucional trazem dados sobre as distâncias de Americana das principais cidades da região e do País, do Porto de Santos e do Aeroporto de Viracopos, a localização da cidade em relação às rodovias e dados estatísticos sobre a posição da cidade em itens como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, poder de consumo, desenvolvimento humano, longevidade, segurança, saúde, educação, qualificação profissional, entre outros.
A produção teve custo zero para a prefeitura porque foi idealizado pela GIA (Grupo Investe Americana), com apoio da administração e patrocínio de colaboradores. As informações também ficarão disponíveis no site da prefeitura e no site e redes sociais do GIA.
Segundo Marton, o grupo observou que Americana sempre foi voltada para a indústria têxtil, mas que teve a economia diversificada com a globalização, e pode atrair mais empresas. “O objetivo é mostrar o que Americana tem de bom para empresas que buscam onde investir. Temos qualidade de vida, mão de obra qualificada e especializada, infraestrutura urbana”.
Denni Hager, empresário e diretor da Sardelli Investimentos, que faz parte do grupo, disse que é hora de transformar a paixão de Americana em oportunidades.
“Espero que esse grupo possa ser uma ferramenta aceleradora para Americana, trazer investidores e empresas. Venham que serão acolhidos”, afirmou.
Diretor do Grupo Vicunha, José Reinaldo De Maria revelou que a empresa transformou desde 2018 em condomínio uma área de 250 hectares e 140 mil metros quadrados de área construída.
“Disponibilizamos para empresas que queiram se instalar por locação dos galpões. Fornecemos estrutura para empresas iniciarem, com plataforma industrial”, explicou.
“O trabalho é um bom exemplo da sinergia entre o poder público e a iniciativa privada em busca de um objetivo comum, que é propiciar desenvolvimento econômico para Americana”, completou.
Marton citou ainda a área do pós-represa, que faz divisa com Cosmópolis e Paulínia. “Na região de Campinas não tem nenhum município com essa área, considerada uma das maiores áreas de preservação ambiental do Estado. Projetamos distritos industriais, complexos turísticos no futuros e áreas habitacionais também”, declarou.
Após a elaboração do material, o próximo passo do grupo será fazer reuniões presenciais ou por videoconferência para apresentá-lo a agências do Estado fomentadoras de novos negócios.
“Vamos deixar nosso material nesses órgãos e visitar embaixadas, consulados de países que têm interesse em investir no Brasil, divulgando nosso material. Com persistência se consegue colher frutos de trabalho para Americana daqui para frente”, afirmou o secretário.