
Após o incêndio na madrugada de quarta-feira (23), o Mercado Municipal de Piracicaba permanece fechado durante toda a quinta-feira (24). A informação é da Prefeitura, que esteve reunida com representantes da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal.
Reabertura de partes não afetadas
Somente os permissionários poderão entrar para efetuarem a limpeza, adequadões e retirada dos pertencentes do prédio. Ainda segundo a Prefeitura, há possibilidade de abertura ao público na sexta-feira (25) nas partes que não foram atingidas pelo fogo.
O prefeito Helinho Zanatta comunicou que se reunirá com os permissionários impactados pelo incêndio, para avaliar caso a caso e definir como será oferecido o suporte para cada um. O deputado Alex Madureira disse que está em contato com o Governo do Estado para viabilizar recursos para o suporte ao Mercado Municipal em sua reestruturação.
Área atingida
O Mercado tem 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo. A gestão é feita em parceria público-privada entre Prefeitura e Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Segundo a Associação, 17 boxes foram atingidos e não houve vítimas.
O incêndio
O incêndio ao Mercado Municipal começou por volta das 2h da manhã de quinta-feira (24). Os Bombeiros foram acionados e controlaram as chamas. A Guarda Municipal continua com patrulhamento na região. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas e estão sendo investigada pela Prefeitura em conjunto com a Polícia Civil e Bombeiros.
Patrimônio histórico
Considerado um dos mais antigos do Brasil, o Mercado Municipal de Piracicaba foi inaugurado em 1888. É tombado desde 1987 como patrimônio cultural do município e recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês, atraídas pela tradição e o legado que permeiam a trajetória do Mercado, além das inúmeras variedades de produtos selecionados e de qualidade.