sexta-feira, 22 novembro 2024
AMERICANA E REGIÃO

Meteorologista explica sobre nova frente fria e tempestades nesta quarta-feira (18)

Há possibilidade de chuvas intensas, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e não descarta granizo de forma mais isolada
Por
Henrique Fernandes

O meteorologista do Cepagri e Cocen da Unicamp, Bruno Bainy, explicou que a condição climática desta quarta-feira (18), em Americana e região, será modulada pela passagem de uma frente fria vinda da costa do Estado de São Paulo. Há possibilidade de chuvas intensas, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e não descarta granizo de forma mais isolada.

“Essa frente fria em combinação com o alto teor de umidade na atmosfera e alguns mecanismos dinâmicos e termodinâmicos que favorecem o desenvolvimento de nuvens, deverão ocasionar tempestades a qualquer momento do dia”, ressalta.

Bainy também detalha que as chuvas podem ter maior duração e os ventos intensos. “Elas podem ter maior duração e abrangência espacial e isso potencializa os impactos e riscos associados. Além disso, no decorrer de quarta-feira, os ventos vão ganhar intensidade de moderada a forte, o que deve persistir até a madrugada de sexta-feira (20)”, complementa.

Tempestades na região de segunda-feira e terça-feira
O meteorologista também analisa que as tempestades nas cidades da região, na noite desta segunda-feira (16) e manhã de terça-feira (17) se originaram na fronteira com o estado do Paraná e tiveram vários raios e rajadas de ventos superiores 100 km/h.

“As tempestades que atuaram na região de Campinas e Americana nesta segunda-feira e terça-feira acarretaram impactos significativos. Elas se originaram nas áreas próximas à divisa com o Paraná, entre Ourinhos, Itapeva e Registro. Elas avançaram em direção à nossa região e trouxeram chuvas intensas e volumosas em alguns pontos, muitas descargas elétricas e fortes rajadas de vento que causaram danos”, detalhou Bainy.

O aeroporto de Viracopos, por exemplo, registrou rajadas de ventos superiores a 100 km/h por volta da meia-noite desta terça-feira (17). Os acumulados de chuva na região de Americana ficaram entre 10 e 25mm. Na região de Paulínia, as chuvas ficaram mais volumosas e superaram os 30mm.

Foto: Reprodução / Portal.inmet.gov.br
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também