Quinta, 26 Mai 2022

Miguel e Alice, os nomes campeões na preferência dos pais na região

Miguel e Alice, os nomes campeões na preferência dos pais na região

Nomes comuns, de celebridades, exóticos, tradicionais, na moda ou em desuso. Na hora de dar nome aos filhos, pais se deparam com infinitas possibilida
Nomes comuns, de celebridades, exóticos, tradicionais, na moda ou em desuso. Na hora de dar nome aos filhos, pais se deparam com infinitas possibilidades. Em 2018, Miguel (com 168 registros) e Alice (com 136 registros) foram preferências nas certidões de nascimento emitidas nas principais cidades da região. É o que aponta um levantamento feito com base em dados de cartórios de Registro Civil realizados de janeiro até 18 de dezembro.

A pesquisa aponta que nas cidades de Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Paulínia e Hortolândia foram registradas 9.654 crianças ao longo do ano.

Além dos campeões Alice e Miguel, outros nomes que apareceram bastante na preferência dos pais em 2018 na região foram Arthur (com 160 registros) e Heitor (com 93 registros) e, para as meninas, Valentina (com 89 registros) e Helena (com 87 registros).

Americana foi a cidade que mais teve registros de nascimento em 2018, com 2.814 bebês, seguida por Sumaré, com 2.378 registros.

As informações foram divulgadas pela Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo). A entidade representa as 836 unidades de Registro Civil, que atendem a população em todos os 645 municípios do Estado.

A fisioterapeuta Natália Pizzol Tognin é uma dessas mães que escolheram Alice como nome da filha. Com apenas cinco meses de vida, a criança - natural de Americana - ainda não entende o motivo do nome, mas a mãe explica: "Acompanho uma paciente que se chama Alice, desde o primeiro aninho dela. Ela fez cinco anos e ainda frequenta meu consultório", afirma. Para Natália, a inspiração para a escolha do nome da filha veio antes mesmo de engravidar.

Em Campinas, Miguel e Alice também foram os nomes mais escolhidos pelos pais. O primeiro com 313 registros. No segundo caso, 239. Em todo o Estado de São Paulo, os nomes mais frequentes incluem Miguel e Alice, além de Arthur, Maria Eduarda e Enzo Gabriel (veja no quadro).

NO BRASIL
Com base em 81.650.674 registros de nascimento em todo Brasil, os nomes mais registrados no País foram Enzo Gabriel, com 18.156 registros, e Maria Eduarda, com 15.760.

As preferências nacionais do ano que se encerra superaram os nomes que em 2017 ocupavam o topo da lista - Miguel, agora na segunda colocação e Alice, agora na 3º colocação entre os nomes femininos.

 
 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 27 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/