
O seminarista da Diocese de Piracicaba Miguel Winicius Camargo, de 24 anos, foi ordenado diácono transitório na noite da última sexta-feira (23) na Paróquia Imaculada Conceição, em Santa Bárbara d´Oeste, pela imposição das mãos do bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca.
Após a ordenação, Miguel fez um agradecimento à comunidade, resgatando sua história com a paróquia.
“Há 24 anos, nesta mesma igreja em que estamos, com paroquiano do Padre Pedroso, mergulhado nas águas batismais, fui inserido na vida da Igreja e, agora, nesta mesma igreja, torno-me ministro servidor para o serviço da palavra, da liturgia e da caridade. Por isso, rendo graças a Deus uno e trino”, afirmou o diácono recém ordenado.
Durante a homilia, o bispo diocesano Dom Devair explicou o conceito da consagração e a diferença entre trabalho e serviço.
“Trabalho e serviço são duas coisas distintas. Nós precisamos ter a clareza desta distinção. Trabalho está mais relacionado com a produção das coisas, produção dos bens que são necessários para o sustento e a promoção da vida. Do trabalho o homem tira seu sustento. Serviço tem a condição diferente de colocar-se à disposição do outro, estar à serviço do outro. Ele está mais voltado para as pessoas. É um serviço que se pode prestar a alguém. É algo que se pode fazer em favor do outro. No Antigo Testamento, ainda, os levitas da tribo de Levi são separados por Deus para o serviço do altar. Eles são consagrados. O que é uma consagração? A consagração é justamente essa separação. Tirar daquilo que é comum, para colocar num serviço consagrado, num serviço separado para Deus”, refletiu o bispo diocesano.
O diácono “transitório” busca o sacramento da Ordem, no grau de diaconato, com o objetivo de, posteriormente, passar pela ordenação presbiteral, tornando-se, assim, padre.