sexta-feira, 3 outubro 2025
PROGRAMA 'AGORA TEM ESPECIALISTAS'

Ministério da Saúde anuncia novas Unidades Básicas de Saúde em seis cidades da região

Campinas, Hortolândia, Limeira, Monte Mor, Piracicaba e Sumaré serão contempladas, mas o governo não divulgou prazos para as obras
Por
João Victor Viana
Ministério da Saúde
Campinas, Hortolândia, Limeira, Monte Mor, Piracicaba e Sumaré terão novas UBSs. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde, por meio do programa Agora Tem Especialistas, confirmou a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em seis municípios da região. As cidades da área de cobertura da TV TODODIA que serão contempladas são Campinas, Hortolândia, Limeira, Monte Mor, Piracicaba e Sumaré.

Prazo e investimentos ainda não foram definidos
O Ministério da Saúde confirmou a entrega das UBSs, mas não informou o prazo para a conclusão das obras nem detalhou os valores que serão destinados a cada município.

Além das cidades da região, outros municípios próximos também serão contemplados. Entre eles estão Capivari, Itu, Mogi Mirim e Vinhedo, que receberão novas unidades.

Programa prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos
O investimento total do programa em todo o país será de R$ 2,5 bilhões, destinados à construção de 768 novas UBSs, além de 100 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e 31 Policlínicas. No entanto, nenhum CAPS ou Policlínica foi destinado para os municípios da região.

Segundo o Ministério da Saúde, as novas UBSs “vão fortalecer a atenção primária, que, ao ser qualificada, contribuirá para reduzir a sobrecarga na atenção especializada. A liberação dos recursos federais possibilita a estruturação da rede pública de saúde nos estados e municípios, ampliando a capacidade de atendimento em todo o Brasil.”

Campinas terá médico especialista pelo programa
Além da construção das unidades, o programa também prevê a destinação de médicos especialistas para diferentes cidades do país. O estado de São Paulo receberá nove profissionais nas áreas de radiologia, radioterapia, cirurgia oncológica, ginecologia e obstetrícia, patologia, anestesiologia, coloproctologia, endoscopia e oncologia clínica.

Na região, Campinas será a única cidade contemplada, com a chegada de um médico patologista.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também