Vítimas de alagamentos ocorridos em janeiro na cidade podem sacar até R$ 6,2 mil hoje
Os trabalhadores de Monte Mor atingidos pelas enchentes de janeiro já podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) por motivo de calamidade pública.
Os valores serão disponibilizados para os trabalhadores que vivem em áreas atingidas pelas chuvas e declaradas em estado de calamidade, conforme endereços identificados pela Defesa Civil.
Os moradores das áreas afetadas em Monte Mor podem pedir os saques até o dia 9 de maio deste ano.
Os valores de saque do FGTS serão de até R$ 6.220, limitado ao saldo disponível na conta vinculada ao FGTS, tudo de forma digital, por meio do aplicativo FGTS. Ou seja, o morador não precisará ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.
A Caixa também informou que durante a solicitação do saque, será possível indicar uma conta bancária para o recebimento dos valores, sem nenhum custo.
O trabalhador, porém, não poderá ter realizado saques, pelo mesmo motivo, em um período inferior a 12 meses.
Conforme o TODODIA mostrou em 30 de janeiro, as chuvas superaram os 115 mm e alagaram diversos bairros de Monte Mor. Foram 150 pessoas desalojadas. Destas, 20 pessoas foram atendidas e recebidas pelas equipes da prefeitura, sendo que duas famílias (um casal e uma mãe com uma criança de colo) foram acolhidas na escola municipal Professora Tereza de Lourdes Ferreira Penteado, no Jardim Vista Alegre.
Regiões que não costumavam ser alagadas nos períodos de chuva foram afetadas de forma significativa, como os entornos da rodoviária e algumas regiões rurais. A força das águas arrastou três pontes em áreas rurais da cidade.
Por causa dos estragos, a prefeitura decretou estado de calamidade pública e chegou a cancelar o retorno das aulas.