No ano passado, o Brasil registrou o maior número de mortes por dengue. Foram 1.016 mortes, superando o recorde anterior de 2015, quando houve 986 óbitos. Mesmo que a dengue seja um problema conhecido em todo o país, não se pode esquecer que é uma doença de alto poder de infecção, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde de Monte Mor, neste ano, na cidade foram registrados entre janeiro e maio, 302 comunicações de suspeitos de dengue, confirmados 160 casos, negativos 128, 14 ainda estão em aberto e 1 caso que evoluiu para um estágio mais grave da doença.
Em comparação com números do ano passado, foram de 249 e os positivos 71, sem nenhum caso mais grave, e levando em conta os números da dengue no país, São Paulo e na Região Metropolitana de Campinas, a Secretaria de Saúde entende que a situação de Monte Mor continua preocupante e a questão da dengue precisa ser levada a sério por toda a população, e o combate aos possíveis criadouros precisa ser prioritário.
Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológico do Estado de São Paulo, desde o dia 5 de maio deste ano, Monte Mor é considerada de Risco Moderado para dengue. Campinas sendo a maior cidade da região e vizinha de Monte Mor registrou até o momento 7.151 casos, o sexto maior número de casos de dengue desde 1998. A cidade pode ser usada como referência para avaliar a situação de Monte Mor, que passa pelos mesmos problemas que aumentam os números de casos de dengue neste primeiro período do ano que, notavelmente, passou por um período grande de chuvas.
Por esta razão, a equipe de combate a endemias de Monte Mor reforçou as ações com relação ao combate à dengue na cidade, com visita dos agentes de casa em casa, orientação, eliminação de criadouros e verificação de estabelecimentos que tenham pontos de possíveis criadouros do mosquito, locais com grande acúmulo de resíduos e utensílios que possam acumular água.
Vale destacar que também já foram realizadas 4 ações de nebulização, que seguem regras técnicas prevista pela Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo, em caso de número expressivo positivo de dengue em uma mesma região, o processo de nebulização é feito para eliminar os mosquitos já adultos e, desta forma, impedir a proliferação dos mesmos.
Lembrando, que a melhor maneira de se evitar a proliferação do mosquito, devemos encher os pratos dos vasos de plantas com areia até a borda, trocar a água e lave o vaso das plantas aquáticas com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana, troque a água dos animais de estimação e lave as vasilhas constantemente, coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre fechada, caixas d’água também devem permanecer fechadas e todos os objetos que acumulam água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo, folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas também precisam ser removidas e garrafas e recipientes que acumulam água devem ser sempre virados para baixo.
O Departamento de Comunicação da Prefeitura também mantém campanha, tanto nas redes sociais quanto no siteno link:https://www.montemor.sp.gov.br/portal/servicos/1019/dengue-zica-e-chikungunya/
Para mais detalhes é possível ligar para o 19.3979-7070 (Secretaria de Saúde) ou 19.3879-1130 (Vigilância em Saúde).