quinta-feira, 25 abril 2024

Secretário de Saúde pede exoneração e escancara crise em Monte Mor

No mesmo dia, vice-prefeito recusou Secretaria e criticou a gestão do prefeito Edivaldo Brischi

A saída do secretário ocorreu após uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde (Foto: Divulgação)

Alegando motivos pessoais, o secretário de Saúde de Monte Mor, José Gonçalves de Camargo, pediu exoneração do cargo na quarta-feira (9) e passa a ser o segundo nome da pasta que deixou o comando da Saúde da cidade desde o início do governo Edivaldo Brischi (PTB). Camargo já havia pedido para deixar a pasta em outras três oportunidades.

O pedido de exoneração acontece em meio a uma CP (Comissão Processante) aberta na Câmara e a um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Estadual. Ambos investigam suposto pagamento indevido da pasta ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas), responsável pelo atendimento na saúde do município. A CP tem plenos poderes para cassar o mandato do chefe do Executivo. A apuração do MP pode resultar em uma ação civil pública processando o mandatário. A exoneração dele, no entanto, ainda não foi publicada em Diário Oficial.

A saída do secretário ocorreu após uma reunião com o Conselho Municipal de Saúde.

“Acredito que o pedido de exoneração foi por um acúmulo de coisas, não por causa da reunião com o conselho, que foi tranquila debatendo vários assuntos da cidade. O secretário pediu exoneração no final da tarde de quarta-feira e a reunião com ele foi pela manhã. O que vem ocorrendo é que o prefeito está perdendo a governabilidade”, declarou o presidente do Conselho Municipal, Edmilson da Silva Monteiro.

No mesmo dia, o vice-prefeito da cidade, Ronaldo Cezar Rodrigues Perandre, o Tuim (Solidariedade), recusou assumir a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais do governo e por meio de ofício criticou a gestão de Brischi, reclamando de não ter “nenhuma autonomia”. “Não vejo nos dias de hoje que isso tenha mudado ou que vá mudar”, disse o vice em trecho do ofício encaminhado ao prefeito.

A reportagem não conseguiu contato com o secretário, mas procurou a Prefeitura de Monte Mor e aguarda o posicionamento da assessoria sobre os acontecimentos. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também