A saúde pública no Brasil é um problema antigo e se agravou pela pandemia de coronavírus
O caos na saúde pública é um problema antigo, antes mesmo do Covid-19, já tínhamos muitas reclamações e descaso na saúde, 80% da população brasileira depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), são aproximadamente 150 milhões de pessoas.
E na cidade de Monte Mor a vereadora Milziane Menezes (PSDB) reclamou na última segunda-feira (13) na sessão ordinária, que pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Paviotti reclamam da dificuldade em marcar consultas, devido a argumento de falta de vagas na agenda médica. “Não tem agenda, e ainda falam que não tem médico”, exclamou a vereadora.
Em seu pronunciamento a parlamentar comentou sobre o caso de uma paciente, moradora do bairro Parque Said Jorge, que estava passando mal e procurou atendimento na unidade, à noite. “Nem os primeiros atendimentos fizeram nessa senhora”, mencionou, citando que a moradora precisou recorrer a transporte por aplicativo, para ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Paulista.
Na sessão, Milziane ressaltou que a UBS do bairro funciona até às 21h – e de que precisa ter médico até esse horário. Relatou, ainda, o problema da Policlínica, onde pacientes reclamam que o tempo de espera para agendamento de consultas é “para meses”. “O pessoal está clamando [por] saúde”, afirmou, pedindo atenção da secretária Eliane Piai, para esses problemas.