Na Rua Frei Mont’Alverne, na Vila Dainese, em Americana, cada metro virou um obstáculo. Buracos tomam conta da via e desafiam diariamente motoristas, pedestres e ciclistas. A situação revolta os moradores, que pedem mais do que promessas do poder público.
Residente do bairro há 40 anos, José Tozzi relata que já acionou a prefeitura duas vezes por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), solicitando o recapeamento da via. “Faz cinco meses desde que eu fiz a ligação no SAC sobre o asfalto, depois do prazo dado nada aconteceu, eu liguei novamente e nada ainda”, desabafa.
O sentimento de abandono é comum entre os vizinhos. “A gente reclama, mas eu não sei por que ninguém resolve. Disseram que iam tapar os buracos, mas até agora nada”, conta o morador.

O problema se agrava às quintas-feiras, quando a feira livre acontece no quarteirão. Com o fluxo maior de carros, os transtornos se intensificam. “Quando passa carro aqui, bate, espirra pedra pra todo lado. Só essa rua que sobe e desce tem uns cinco ou seis buracos. Acaba acertando o meu portão, sem contar que pode provocar um grave acidente”.
Em nota a Prefeitura de Americana informou que uma equipe iria ao local para avaliar as condições da rua. “A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), informa que encaminhou uma equipe até o local para verificar a situação e foi constatado um desgaste no pavimento da Rua Frei Mont’alverne. Dessa forma, foi incluída no cronograma de serviços a realização de reparos asfálticos na via, os quais estão previstos para a próxima semana.”