sexta-feira, 22 novembro 2024
SEU BAIRRO

Moradores reclamam de ecopontos em Americana

Reportagem recebeu reclamações e apurou a situação de quatro locais na cidade nesta quarta-feira (31)
Por
Henrique Fernandes
Legenda: Ecoponto do Catharina Zanaga (Foto: Henrique Fernandes/TV TODODIA)

A TV TODODIA recebeu reclamações de moradores sobre a dificuldade em descartar materiais nos ecopontos da cidade e atravessou a cidade em quatro dos nove pontos para apurar a situação. A equipe da TV TODODIA foi ao Ecoponto do Catharina Zanaga, na Avenida Carmine Feola, nesta quarta-feira (31). Logo na entrada, uma equipe de limpeza de escolas tentar descartar os galhos recolhidos.

Os funcionários do ecoponto deixaram porque eles vieram de escolas. Um dos servidores municipais comenta que entulho chega até a parede. “Já está na hora de parar de pôr galho aqui”, diz. O ecoponto está cheio de galhos amontoados, além de colchões, sofás e os descartes da construção civil que vão até a entrada do ecoponto.

A reportagem também foi ao Ecoponto do Guaicurus. Lá é o único ecoponto visitado que possui amplo espaço. Porém, só tem uma caçamba para descartar galhos de árvore, onde os moradores precisam entrar dentro para descartar galhos e madeiras. Como é o caso do jardineiro João Conte.

“Eu já cai aqui (dentro da caçamba) uma vez. Fui colocar o pé, escorreguei e bati as costas. Fiquei um mês com dor nas costas. A caçamba aqui é muito perigosa. Ela é uma só e enche rápido. Depois você vem aqui está cheia e precisa ir para outro ecoponto. Aqui está no último já e não vão deixar jogar mais. Então, com tanto espaço que tem aqui, deveriam liberar o espaço”, disse o jardineiro.

No Ecoponto do Zanaga tem galhos de árvores há mais de seis meses e o entulho chega até a cerca que estão danificas tanto na entrada como na parte dos fundos. A reportagem atravessou a cidade até o ecoponto do Guanabara, onde também só existe uma caçamba para descarte. O funcionário do local explica que está quase no limite.

Uma das bandeiras do plano de governo do atual prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), os ecopontos apresentam diversos problemas. A prefeitura de Americana foi questionada se há previsão de ampliar a capacidade dos ecopontos já existentes e também de abrir novos ecopontos em outras áreas da cidade. A Administração também foi questionada sobre o ecoponto do Werner Plaas/Guaicurus, mesmo com área livre o descarte pode ser feito apenas em uma caçamba.

Se você tem uma reclamação no seu bairro, entre em contato através do número (19) 34712700 (WhatsApp) ou mandar um o e-mail para o endereço redacao@tododia.com.br.

O que diz a Prefeitura de Americana?

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos informou que os nove ecopontos existentes, em todas as regiões do município, “conseguem atender a demanda”. “Os locais destinados para cada tipo de material garantem a organização dos ecopontos, facilitando a limpeza, que é realizada semanalmente, por isso, em alguns momentos próximos ao momento da limpeza, eles apresentam uma grande quantidade de materiais”, disse a prefeitura através de nota.

Sobre o ecoponto do Werner Plaas/Guaicurus, a prefeitura disse que é proibido jogar materiais fora da caçamba, exceto entulho, “com o objetivo de evitar acidentes, como incêndio, já que é um ponto próximo a empresas”. Ainda segundo a secretaria, a caçamba “garante mais segurança a todos e evita que em caso de um possível incêndio, o fogo se alastre”.

“Os locais recebem acompanhamento constante da secretaria e todas as melhorias, que se mostrarem necessárias, poderão ser realizadas, dentro do planejamento financeiro”, finalizou.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também