quarta-feira, 15 outubro 2025
ADEUS A UM SÍMBOLO DE PROGRESSO

Morre Romeu Romi, empresário e benfeitor, aos 97 anos

Cofundador da Romi S.A. e Benfeitor Emérito da Fundação Romi deixa legado de inovação, desenvolvimento social e dedicação a Santa Bárbara d’Oeste
Por
Nicoly Maia

O empresário Romeu Romi, um dos nomes mais marcantes da história de Santa Bárbara d’Oeste, faleceu na noite desta segunda-feira (25), às 20h15, aos 97 anos.

Cofundador da Romi S.A. e Benfeitor Emérito da Fundação Romi, ele deixa a esposa, Ana Maria de Toledo Romi, os filhos Sandra Maria, Frederico, Paulo, Patrícia e Adriana, além de netos e bisnetos.

O velório será realizado nesta terça-feira (26), a partir das 8h30, na Fundação Romi, e o sepultamento está marcado para às 17h, no Cemitério Campo da Ressurreição.

Romeu Romi, empresário e benfeitor, foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento industrial e social de Santa Bárbara d’Oeste. (Foto: Divulgação/Fundação Romi)

Trajetória marcada por inovação

Nascido em São Paulo, em 15 de setembro de 1927, Romeu era filho de Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Formou-se engenheiro pelo Mackenzie e, em 1954, passou a se dedicar integralmente à Romi, onde desempenhou papel essencial na modernização tecnológica e na expansão internacional da companhia.

Com perfil dinâmico e exigente, esteve presente no dia a dia da fábrica e foi responsável por inserir a empresa no cenário nacional e internacional. Até 2012, atuou no Conselho Consultivo, deixando um legado de inovação e excelência.

Família e valores

Romeu casou-se em 1959 com Ana Maria de Toledo, construindo uma família que preserva seus valores de ética, trabalho e união.

Atuação social e comunitária

Além de sua trajetória empresarial, Romeu Romi esteve à frente de diversas entidades sociais, educacionais e esportivas. Participou dos Conselhos Deliberativos da Fundação Romi, da APAE e do Esporte Clube Barbarense. Foi também um dos sócios-fundadores do Lions Clube de Santa Bárbara d’Oeste, criado em 1960, e presidiu o Conselho Consultivo da Romi S.A.

Legado

Romeu Romi deixa uma marca indelével na indústria brasileira e em Santa Bárbara d’Oeste, onde seu nome se tornou sinônimo de progresso, desenvolvimento e responsabilidade social.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também