Placas e painéis orientativos estão instalados pela Prefeitura para os motoristas que trafegam próximo da Avenida São Francisco de Assis e Avenida Santana, na região Central de Hortolândia.
A mensagem alerta sobre o fechamento do tráfego, ação iniciada nesta semana, no sentido bairro-Centro (veículos que chegam de Sumaré), para os veículos que estavam seguindo pela rota alternativa na avenida Amélia Basso Breda sentido Av. Santana.
O novo desvio acontece pela avenida Thereza Ana Cecon Breda, acessando o Viaduto 17 de Abril e/ou o Superviário. O outro sentido da via (Centro/bairro), permanece disponível para o acesso e circulação.
A interdição na passagem em nível da Vila Real é necessária para a construção do novo viaduto, obra realizada pela empresa Rumo Logística. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, se possível, a circulação na região deve ser evitada e a atenção redobrada ao acessar as rotas alternativas.
Transporte coletivo
Os usuários do transporte público coletivo de Hortolândia devem ficar atentos para desvios na rota dos ônibus. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, devido às obras, os itinerários das linhas 320, 320A e 320B estão alterados, seguindo fluxo direto pela avenida Thereza Ana Cecon Breda e realizando a conversão na avenida Anhanguera para, assim, retomar o itinerário pela avenida Santana por meio da rua Argolino de Moraes.
Já na linha 321, no mesmo sentido (bairro-Centro), o itinerário continua pela rua Santo Denadai (entre os números 57 e 177) e, no sentido Centro-bairro, onde não haverá alterações, na avenida Amélia Basso Breda (altura do número 140).
Obra
A construção do viaduto sobre a linha férrea, na região da Vila Real, começou no segundo semestre deste ano. A previsão da Rumo é que a construção do viaduto demore 10 meses.
Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura, em função da obra do viaduto também está prevista a ampliação da rotatória existente na avenida Santana. Essa ampliação será necessária em virtude da duplicação que será feita na avenida.
Quando estiver pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De acordo com a Secretaria de Obras, o viaduto tem 240 metros de extensão. Já segundo informações da concessionária Rumo, o viaduto terá quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do trânsito na região.