quarta-feira, 16 abril 2025
POSSÍVEL GREVE

Motoristas do transporte coletivo de Santa Bárbara estão com salário atrasado e podem paralisar serviço

De acordo com o presidente do sindicato responsável, na quarta-feira (2), a empresa enviou uma notificação que não teria condições de realizar o pagamento dos funcionários
Por
João Victor Viana

Os motoristas do transporte público de Santa Bárbara d’Oeste estão com o salário atrasado e podem paralisar o serviço nos próximos dias. Os profissionais deveriam ter recebido o pagamento nesta segunda-feira (7), quinto dia útil do mês, no entanto o compromisso financeiro não foi cumprido pela empresa Nova Via, concessionária responsável pelo transporte coletivo no município.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região, Claudemir Alves, a empresa enviou uma notificação que não teria condições de realizar o pagamento dos funcionários na quarta-feira (2).

Além disso, a empresa argumenta que a grave situação financeira pode resultar em demissões em massa de seus colaboradores, destacando que esse cenário é consequência do desequilíbrio econômico do contrato firmado com o município, e que a falta de reajuste tarifário desde 2021 seria um dos motivos de tal desequilíbrio.

A Nova Via informou ao sindicato que foram encaminhados inúmeros ofícios à administração municipal, mas não recebeu o devido retorno.

Diante da notificação da empresa, o sindicato protocolou um documento na Câmara Municipal e na Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste solicitando esclarecimentos e uma reunião com o prefeito Rafael Piovezan (PL) e com o presidente da Câmara, o vereador Kifú (PL). A reunião aconteceu com um grupo de vereadores nesta segunda, mas as providências ainda não foram tomadas.

“Os companheiros estão aqui, estão trabalhando e cumprindo com seus deveres. A população não está sem transporte […] até agora a gente não teve nenhum retorno da empresa e da prefeitura”, afirmou Alves.

Foto: Luiz Ariel/TV TODODIA

Uma assembleia está sendo organizada para acontecer entre quarta-feira (9) e quinta-feira (10). Há a possibilidade de que, após esta reunião, seja definida a paralisação dos serviços dos motoristas em Santa Bárbara d’Oeste.

Além dos motoristas, mecânicos e profissionais de limpeza compõem os cerca de 130 funcionários que estão com o salário atrasado.

Valdir Santana é responsável pela linha Jd.Europa/Av. da Amizade há 13 anos. Ele conta que isso nunca aconteceu antes. “A gente levanta 3h da manhã, estamos cumprindo com a nossa obrigação […] nós somos pais de família e temos compromissos com o salário”, disse.

Amarildo Gonçalves é motorista desde 2018 e também está insatisfeito com a situação. “Todo mundo depende do transporte e nós dependemos do serviço para levar o salário para dentro de casa. De repente a gente vai ficar no escuro e sem água porque não tem o pagamento.”

A reportagem da TV TODODIA entrou em contato com prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e com a empresa Nova Via, porém, não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.  

*Em atualização

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também