quarta-feira, 24 abril 2024

Movimento na ‘Black Friday’ deve ser 30% maior, prevê comércio

A mega liquidação de varejo “Black Friday” deve movimentar pelo menos R$ 450 milhões na economia das 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) nesta sexta-feira, 29. O número é 30% maior do que o registrado na mesma data no ano passado. Os dados são da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). Segundo a Acic, 45% da movimentação na RMC será em Campinas, o correspondente a R$ 207 milhões. 

A expectativa é que 57% das vendas sejam concentradas nos canais de e-commerce, o equivalente a R$ 256 milhões. O restante, 43%, nas lojas físicas, o correspondente a R$ 194 milhões, tendência que é confirmada pela direção da Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré). 

A presidente da Acic, Adriana Flosi, informou que a data representa mais uma excelente oportunidade de vendas para o comércio, que deve apostar em campanhas temáticas e promoções. “Os produtos mais procurados acompanharão os registrados no ano passado: smartphones, celulares, TVs, eletroeletrônicos, vestuário e calçados, passagens aéreas, e também livros e brinquedos”, disse. 

Os descontos oferecidos pelas lojas variam de 30% a 80%, segundo a Acic. 

O presidente da Associação Comercial de Sumaré, Juarez Pereira da Silva, disse que a expectativa de aumento de vendas é maior neste ano em relação ao ano passado. E acredita que as vendas no e-commerce e lojas físicas sejam quase equivalentes. Segundo ele, a data deve movimentar pequenos, médios e grandes lojistas. 

“Tenho visto antecipação dessas ações pelos lojistas, não esperando apenas a sexta-feira, já criando uma importância de trazer dinheiro para o mercado, com oportunidade de compra”, disse Silva. 

O presidente da Acias disse que sente um otimismo maior entre os lojistas, por causa do pagamento da primeira parcela do 13º salário e da liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pelo Governo Federal. 

Arte: Folhapress

FOCO NO NATAL 

Em Americana, o presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial), Wagner Armbruster, informou, via assessoria, que a entidade deixou livre aos associados a participação na Black Friday. “Nossos esforços promocionais enquanto Associação Comercial estão focados na campanha de Natal, que inicia se dia 9 de dezembro. Acreditamos, sim, que os comerciantes terão um bom giro nesta sexta-feira, porém não temos dados percentuais decorrentes de termos deixados a todos a livre iniciativa neste evento de novembro”. 

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