As festas de fim de ano aquecem as vendas e dezembro é considerado o melhor mês para o comércio. No entanto, em Americana, em comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas de Natal não registraram crescimento significativo, de acordo com informações da Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana).
“A instabilidade da economia brasileira e a insegurança sobre o emprego impactaram diretamente no volume de vendas. Os consumidores se resguardaram mais, para começar o ano sem dívidas. Então, acabaram comprando presentes mais baratos”, relatou o presidente da entidade, Dimas Zulian.
Tendo como referência os outros meses de 2018, o aumento das vendas em dezembro ficou em torno de 3%.
Ainda de acordo com a Acia, o “ticket” médio dos produtos se manteve em R$100,00 e a maioria dos consumidores preferiu pagar as compras em dinheiro ou cartão de débito, evitando os parcelamentos.
Já em Santa Bárbara d’Oeste, dados da Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara D’Oeste) mostram que as vendas no comércio cresceram 2,5% na comparação com o mesmo período de 2017.
De acordo com o presidente da associação, Roberto Bonamin, além da expectativa de retomada da economia, outros fatores também contribuíram para o resultado das vendas.
“A chegada do Verão e as altas temperaturas, além da abertura especial do comércio e as atrações musicais na Praça Central, somaram para o crescimento das compras no comércio barbarense”, disse o presidente.