segunda-feira, 19 janeiro 2026
DESDOBRAMENTOS

MP arquiva denúncia contra presidente da Câmara de Nova Odessa; Legislativo relata avanço em sistema de gestão

Eventual recurso pode ser apresentado apenas pelo autor da representação, nos prazos previstos pelo MP
Por
Redação
Em outro tema, a Câmara Municipal de Nova Odessa segue com a implantação do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle). Foto: reprodução/Câmara Municipal de Nova Odessa

O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) arquivou a notícia de fato apresentada contra o presidente da Câmara Municipal de Nova Odessa, Oséias Jorge (PSD), ao concluir que não houve ilegalidade em discurso feito por ele na tribuna do Legislativo.

A denúncia questionava trechos do pronunciamento do parlamentar, interpretados pelo noticiante como possível ameaça a autoridades e às instituições públicas, além de sugerir a existência de organização de natureza paramilitar.

Após análise do conteúdo, a promotoria entendeu que a fala teve caráter político e retórico, típico de debates parlamentares, sem indícios concretos de ameaça, incitação à violência ou formação de grupo armado, miliciano ou paramilitar.

Decisão
No despacho, o MP-SP afirma que não foram identificados elementos que justificassem a adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais, nem a abertura de procedimento investigatório por crime ou improbidade administrativa.

O órgão também alertou para o uso indevido de representações com viés político, destacando que instrumentos institucionais não devem ser utilizados para constranger o exercício do mandato parlamentar.

Com a decisão, a denúncia foi arquivada. Eventual recurso pode ser apresentado apenas pelo autor da representação, nos prazos previstos pelo próprio Ministério Público.

Oséias Jorge durante reunião na Câmara Municipal de Nova Odessa. Foto: reprodução/Câmara Municipal de Nova Odessa

Câmara avança em sistema único de gestão
Em outro tema, a Câmara Municipal de Nova Odessa informou seguir com a implantação do SIAFIC (Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle), plataforma que integra os sistemas administrativos e financeiros do Legislativo e do Executivo municipal.

A adoção do sistema atende ao Decreto Federal nº 10.540/2020, que determina que os Poderes do mesmo ente federativo utilizem uma base única para registros contábeis, financeiros, orçamentários e patrimoniais.

O projeto inclui módulos de controle de estoque, patrimônio, recursos humanos, folha de pagamento, contabilidade pública, compras e licitações, além da reformulação do Portal da Transparência.

A implantação ocorre de forma gradual desde o segundo semestre do ano passado, com migração de dados e adaptação das rotinas internas. Novos treinamentos técnicos para servidores estão previstos para as próximas semanas.

A expectativa é que o novo ambiente entre em operação no próximo mês, após a conclusão dos ajustes técnicos necessários.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também