quinta-feira, 25 abril 2024

MTE vistoria Replan após incêndio

O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) iniciou ontem uma vistoria surpresa na Replan (Refinaria de Paulínia), que foi palco de uma explosão seguida de incêndio na madrugada do último dia 20. Os auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho vão avaliar, entre outras coisas, as condições de segurança e saúde oferecidas pela refinaria.
Segundo o MTE, essa é uma ação planejada, coordenada pelo Grupo de Projetos de Riscos Químicos – Grupo de Trabalho em Refinarias. A equipe que está trabalhando na refinaria é composta por quatro pessoas, que também vão investigar o acidente.
De acordo com a assessoria do órgão, a fiscalização deve durar aproximadamente uma semana, na primeira fase.
Na madrugada do último dia 20, houve uma explosão e incêndio, que destruiu parte da refinaria e causou a suspensão da produção. No dia 24, a ANP (Agência Nacional do Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis) interditou o local, que permaneceu assim até o dia 29.
Diretores do Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros) acompanharam a vistoria do MTE.
Na manhã de ontem, o diretor do sindicato, Gustavo Marsaioli, foi convidado pelos técnicos do órgão a prestar uma série de informações sobre a explosão e o incêndio na madrugada do dia 20, além da situação da refinaria em relação aos serviços de manutenção e operação e às normas regulamentadoras.
Segundo o sindicato, durante cerca de uma hora e meia Marsaioli falou sobre a redução do efetivo mínimo operacional e os motivos pelos quais o sindicato considera insuficiente o atual número de trabalhadores dos turnos da refinaria.
Ele também esclareceu a respeito do pedido de criação de um grupo de trabalho para discutir e deliberar sobre temas relacionados à manutenção e exemplificou algumas situações específicas, que demonstram o problema estrutural existente hoje na Replan, segundo ele.
A Petrobras informou que recebeu na última sexta-feira notificação emitida pela Gerência Regional do Ministério do Trabalho, em Campinas, para apresentação de documentos.
“A inspeção do órgão teve início hoje (ontem) e prossegue até a próxima quarta-feira. Toda a documentação solicitada já foi disponibilizada. A Petrobras já se colocou à disposição para colaborar com as inspeções dos órgãos públicos competentes e reforça seu compromisso com a segurança da força de trabalho, operações e instalações, adotando padrões da indústria mundial de petróleo”, informou a assessoria.
Todas as unidades da Replan não afetadas na ocorrência do dia 20, já estão em operação cumprindo o cronograma informado à ANP.
A Petrobras informou ainda que as refinarias, incluindo a Replan, contam com número de trabalhadores necessário e suficiente para garantir a segurança e eficiência das plantas industriais. “A Petrobras reitera que os seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e cumpre integralmente todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego”, concluiu.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também