quarta-feira, 24 abril 2024

Multinacional muda linha de produção para fazer álcool em gel, em Hortolândia

A multinacional Dow readequou as linhas de produção de sua unidade em Hortolândia, na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), nas Chácaras Assay, para começar a fabricar álcool em gel para doação a hospitais públicos e unidades de saúde do Estado de São Paulo. A produção começou terça-feira (7) e os primeiros lotes devem chegar à rede pública de saúde na próxima semana. 

A companhia informou ao TodoDia que a intenção é auxiliar a população no combate à pandemia da Covid-19. Segundo a multinacional, o álcool em gel não é um produto produzido pela empresa. 

Esse esforço envolveu unidades de negócio da companhia, além da colaboração de clientes e fornecedores, para viabilizar a produção na unidade de Hortolândia, que originalmente fabrica silicones. 

Para a produção do material, a Dow informou que necessitava de um espessante, uma das matérias-primas para a formulação do álcool em gel. 

Com a escassez desse item no mercado, a equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Manufatura da unidade fabril de Jacareí (SP) se uniu para fabricar o espessante e viabilizar exclusivamente esta produção e doação. 

Segundo a empresa, começaram a ser fabricadas 25 toneladas (30 mil litros na conversão do produto). Nesse primeiro momento, 15 mil litros serão doados para Campinas, Guarujá, Hortolândia, Jacareí e Jundiaí. 

Serão beneficiados nove hospitais públicos, 18 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), 185 UBSs (Unidades de Saúde) e quatro CAPs (Centros de Atenção Psicossociais). 

A quantidade produzida abastecerá esses locais por três meses e foi baseada em cálculos de secretarias municipais de Saúde. A Dow já avalia novos locais para o restante e a viabilidade de fabricação extra. 

Em nota, o presidente da Dow na América Latina, Javier Constante, destacou a importância do engajamento da sociedade no combate à pandemia. 

“A Dow entende seu papel na luta contra a Covid-19 e não mediu esforços para apoiar no que lhe compete, ou seja, viabilizar a produção deste item. Clientes e fornecedores da empresa colaboraram para o êxito desta iniciativa, uma união de forças em prol da sociedade. Outras ações para auxiliar a população no combate à proliferação desta epidemia também devem ser anunciadas em breve”, afirmou Constante. 

Em 30 de março, a Dow anunciou o início da produção de álcool gel nas fábricas na América do Norte e Europa, somando-se à fabricação iniciada em Stade, na Alemanha. 

Uma parte será doada aos colaboradores que estão na linha de frente e garantir que as instalações continuem funcionando em segurança. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também