A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou as primeiras cirurgias de catarata no modelo de mutirão. Este foi o início do projeto inédito no município, que já possui duas novas edições marcadas para este mês.
Duas sessões já foram realizadas, sendo que cada uma delas compreendeu entre 40 e 80 cirurgias, média que será adotada durante todo o projeto. A lista de espera no município conta atualmente com cerca de 400 pessoas, e o contrato fechado para esses mutirões foram para 1000 cirurgias no total, ou seja, a fila deverá ser extinta e mais pessoas podem procurar pelo atendimento.
“Automaticamente, nós abrimos os postos de saúde normalmente para que a população vá fazer o exame, e se o oftalmo constatar que de fato precise (da cirurgia de catarata), será encaminhado ao Ambulatório”, explicou o secretário municipal de saúde, Rafael Virginelli.
Os procedimentos cirúrgicos são todos realizados no Ambulatório de Especialidades, no Centro, e a ideia é promover a ação com um intervalo médio de 15 dias até o fim do ano. As duas próximas datas já marcadas para os dias 16 e 26 de maio.