A Secretaria de Saúde de Americana realiza, neste sábado (21), um mutirão para realização de exames papanicolau, técnica utilizada para rastreamento do câncer de colo uterino. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre o câncer de mama e desenvolve ações voltadas à saúde das mulheres.
Para participar, as mulheres devem comparecer às unidades básicas de saúde, localizadas nos bairros Vila Mathiensen, Parque Gramado, Jardim Boer, Antônio Zanaga, São Vito, Praia Azul e Jardim Ipiranga, portando documento com foto, comprovante de endereço e cartão SUS. O atendimento vai ocorrer das 08h às 16h.
O secretário adjunto de Saúde de Americana, Fábio Joner disse que a iniciativa também contribui com a diminuição das filas de espera. “Esse mutirão é uma ação da Secretaria de Saúde, juntamente com as unidades de atenção básica do município, e é de suma importância, porque estamos comemorando o mês de prevenção ao câncer de mama, é um mês voltado à saúde das mulheres […] esse mutirão também vem para agregar e diminuir as filas de espera”, afirmou Fábio.
Os exames vão ser processados pelo Laboratório Caprilab, que arcou com os serviços, sem custos à rede municipal de saúde, e os resultados devem ficar prontos em um prazo de 15 dias. Além dos exames de papanicolau, também vão ser oferecidos serviços na área da saúde bucal, como avaliação odontológica e encaminhamentos para especialidades, através de uma parceria com a empresa Oral Sin.
No local, também vão ser realizados pedidos de mamografia e colocação de DIU (Dispositivo Intrauterino), com atendimento prioritário às mulheres que estão na fila de espera para realização do procedimento. No entanto, mesmo não estando na fila, as mulheres que tiverem interesse vão ser atendidas, seja para realização do procedimento, ou para orientação e encaminhamento.
A coordenadora de Unidade de Saúde, Eliana Vilas Boas de Freitas afirmou que as ações realizadas durante o ano são intensificadas no mês de outubro. “É importante para as mulheres que trabalham, pois nós ampliamos o acesso à saúde com os serviços realizados no sábado. Em outubro, nós intensificamos todas as ações que fazemos durante todo o ano”, disse a profissional.
O mutirão contou com o apoio da Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos, do Núcleo de Prevenção das Violências, setor ligado à Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde), da empresa Oral Sin, voltada à saúde bucal, do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), do laboratório Caprilab e subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Americana.
Direitos das mulheres
As unidades envolvidas na ação também vão oferecer orientações sobre os direitos das mulheres, tipos de violência, informações sobre a Lei Maria da Penha e a rede de atendimento às mulheres da cidade. Além disso, a iniciativa vai contar com orientações sobre planejamento familiar e encaminhamento para realização de laqueadura.