sexta-feira, 22 novembro 2024

N.O. define uma hora a mais para restaurantes

A Prefeitura de Nova Odessa definiu em reunião realizada ontem com comerciantes, padres, pastores, secretários e equipe técnica da Vigilância Sanitária que irá seguir a decisão da Prefeitura de Campinas e conceder uma hora a mais de funcionamento para restaurantes de segunda a sexta-feira.
Também foi definido um protocolo para que as igrejas e templos funcionem aos sábados e domingos – mesmo com a fase vermelha do Plano São Paulo vigente nos próximos dois finais de semana em todo o estado. As mudanças devem constar em decreto previsto para ser publicado hoje.
Conforme adiantou o TODODIA ontem, o encontro seria realizado para tratar dessas mudanças e a tendência era de que a cidade seguisse Campinas, que, em decreto do prefeito Dario Saadi (Republicanos), autorizou que restaurantes pudessem receber clientes até as 20h e que eles pudessem permanecer nos estabelecimentos até as 21h.
A medida contraria o Plano São Paulo, que colocou o estado todo na fase vermelha (na qual não é permitido atendimento presencial em comércios que não sejam essenciais) das 20h às 6h nos dias úteis e nos finais de semana.
Diferente do publicado pelo TODODIA ontem, as mudanças estudadas contemplam apenas restaurantes, e não bares.
A reportagem apurou que o encontro contou com a presença de comerciantes, padres e pastores, que apresentaram suas demandas ao prefeito Leitinho (PSD).
A definição foi de seguir o decreto campineiro para conceder mais uma hora de atendimento presencial nos restaurantes e também de autorizar cultos, missas e outras celebrações religiosas aos finais de semana, até as 20h, desde que respeitem o limite de 40% de ocupação dos tempos, distanciamento de 1,5 metro entre núcleos familiares, uso de máscara e higienização com álcool em gel.
O Plano São Paulo proíbe atividades que gerem aglomeração na fase vermelha, mas não é específico em relação às igrejas.
Diante disso, a prefeitura deve estipular essas regras no decreto. Os comércios não essenciais, incluindo bares e restaurantes, poderão funcionar apenas no formato delivery ou retirada aos finais de semana.
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também